“Sou fã da revistinha”: as mensagens enviadas pelas crianças ao jornalismo infantojuvenil

Autores

  • Juliana Doretto Fiam-Faam Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.134336

Palavras-chave:

Participação, crianças, jornalismo infantojuvenil

Resumo

Este trabalho é parte de tese de doutorado que aborda a participação de crianças na construção da narrativa jornalística em veículos a eles destinados. Parte-se do pressuposto de que, ainda que o surgimento de novos meios de produção e canais de distribuição possibilite a democratização midiática, apenas a provisão de recursos não garante que os meninos e as meninas de fato influenciem na produção jornalística (BUCKINGHAM, 2009). Nesse sentido, o trabalho analisou as correspondências recebidas pela revista Ciência Hoje das Crianças, de julho de 2013 a junho de 2014. Notou-se que as missivistas, de modo voluntário ou estimulado por professores, enxergam o espaço de correspondência como uma plataforma pela qual podem intervir na oferta editorial da publicação, mas de modo reforçador, ou seja, pedindo mais do que já apreciam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Doretto, Fiam-Faam Centro Universitário
    Professora do Programa de Mestrado Profissional em Jornalismo da Fiam Faam Centro Universitário.

Referências

BARBOSA, A. F. (Coord.). TIC educação 2013: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014a. Disponível em: <https://goo.gl/67HJy8>. Acesso em: 11 jul. 2017.

______. (Coord.). TIC kids online Brasil 2013: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014b. Disponível em: <https://goo.gl/73Np4t>. Acesso em: 11 jul. 2017.

BUCKINGHAM, D. O direito das crianças para os media. In: PONTE, C. (Org.). Crianças e jovens em notícia. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. p. 15-27.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1998.

GALLAGHER, M. Foucault, power and participation. International Journal of Children’s Rights, v. 16, n. 3, p. 395-406, 2008.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Sou fã da revistinha”: as mensagens enviadas pelas crianças ao jornalismo infantojuvenil. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 298–319, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.134336. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/134336.. Acesso em: 16 abr. 2024.