Rádio Novo

a crítica social e a experimentação estética no rádio ficcional brasileiro dos anos 1950

Autores

  • Eduardo Vicente Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.145932

Palavras-chave:

História do rádio no Brasil, Radiodrama, Dias Gomes, Osvaldo Molles, Túlio de Lemos

Resumo

Este texto discute a produção radiofônica ficcional brasileira dos anos 1950 a partir da perspectiva da politização, do engajamento e das preocupações estéticas expressos em trabalhos desenvolvidos por Túlio de Lemos, Dias Gomes e Osvaldo Molles. Além de oferecer uma visão do trabalho desses realizadores, o texto visa contextualizar as suas obras tanto em relação ao cenário radiofônico do período como diante do contexto mais geral da produção simbólica nacional. Além disso, é oferecida uma reflexão sobre a relação entre os trabalhos desses autores e as preocupações então expressas pelo Partido Comunista Brasileiro, criado em 1922, em relação à área de cultura.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo

    Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador do MidiaSon – Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora, bolsista de produtividade PQ.2/CNPq.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Rádio Novo: a crítica social e a experimentação estética no rádio ficcional brasileiro dos anos 1950. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 173–191, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.145932. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/145932.. Acesso em: 28 mar. 2024.