Competência midiática e cultura de fãs

análise do Twittertainment na social TV brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.147789

Palavras-chave:

Competência midiática, fãs, Twittertainment, telenovela, social TV

Resumo

As fan fictions estimulam o entendimento crítico do fã, uma vez que as histórias propiciam a leitura crítica e criativa dos universos ficcionais, conforme discute Jenkins (2012). A partir deste contexto, o artigo reflete sobre o diálogo entre a competência midiática e o Twittertainment na social TV brasileira. Esta categoria de fan fiction, que é produzida pelos telespectadores interagentes ávidos de maneira síncrona à exibição da programação, imbrica dois desdobramentos da competência midiática, o Twitter literacy e o remix literacy. Para isso, são analisados os perfis criados no Twitter pelos fãs das telenovelas da Rede Globo, cujos conteúdos remixam distintos contextos e linguagens, propagam o universo ficcional e atualizam discussões sobre questões sociais e políticas.

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Biografia do Autor

  • Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática da UFJF e pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

  • Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e integrante da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática, sendo coordenadora da equipe brasileira.

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Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Competência midiática e cultura de fãs: análise do Twittertainment na social TV brasileira. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 254–273, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.147789. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/147789.. Acesso em: 29 mar. 2024.