Malhação - Viva a diferença: ampliação e ressignificação do shipp Limantha no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174323

Palavras-chave:

Literacia midiática, Cultura de fãs, Twitter, Malhação – Viva a diferença, Limantha

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da literacia midiática propostas por Mihailidis (2014) presentes nos conteúdos compartilhados no Twitter pelos fãs do shipp Limantha, da telenovela infanto-juvenil Malhação – Viva a diferença (2018-2019). Além de serem compostas por diversas camadas interpretativas, as produções criativas ressaltam o domínio e a compreensão crítica dos fãs em relação às nuances narrativas da telenovela e à arquitetura informacional do Twitter, bem como a criação de estratégias de mobilização em torno de tópicos específicos.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e integrante da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Midiática para a Cidadania (Alfamed), sendo coordenadora da equipe brasileira.

  • Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática da UFJF e pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Malhação - Viva a diferença: ampliação e ressignificação do shipp Limantha no Twitter. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 77–102, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174323. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/174323.. Acesso em: 28 mar. 2024.