Fluxos, mediações e narrativas: o processo de comunicação dos gêneros audiovisuais de ficção em webséries brasileiras da Netflix

Autores

  • Carlos Pereira Gonçalves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.175129

Palavras-chave:

Gêneros audiovisuais, Streaming, Webséries brasileiras, Mediações culturais

Resumo

A proposta do artigo é analisar o consumo cultural de séries exibidas pela Netflix em relação ao processo de comunicação dos gêneros audiovisuais, observando a tecnicidade da plataforma streaming, modelo próprio de classificação “gêneros” e seu fluxo interativo no portal e, por outro lado, uma leitura das características narrativas de produção específica. Tratam-se das webséries brasileiras de ficção, originais e distribuídas globalmente pela empresa. A temática insere-se no atual contexto midiático e mercadológico de alta convergência e migração da produção seriada – da televisão ao meio digital –, sem desconsiderar o campo cinema na formação compartilhada de narrativas tradicionais e contemporâneas do formato multimídia série.

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Biografia do Autor

  • Carlos Pereira Gonçalves, Universidade de São Paulo

    Pós-Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da USP, com estudo de recepção de séries brasileiras em streaming. Doutor em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fluxos, mediações e narrativas: o processo de comunicação dos gêneros audiovisuais de ficção em webséries brasileiras da Netflix. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 285–308, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.175129. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/175129.. Acesso em: 20 abr. 2024.