Experimentações narrativas em Twin Peaks: The Return: narração paramétrica na ficção televisiva contemporânea

Autores

  • Henrique Bolzan Quaioti Universidade Anhembi Morumbi
  • Rogério Ferraraz Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.186698

Palavras-chave:

Análise da ficção televisiva, Narração paramétrica, Twin Peaks: the return

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar a existência de narração paramétrica (conceito originalmente aplicado por David Bordwell a certas obras fílmicas) na ficção televisiva contemporânea, bem como apontar uma hipótese sobre o propósito do uso desse modo narrativo. Para tanto, elegemos como corpus a série "Twin Peaks: the return" (2017), dirigida por David Lynch e escrita por ele e por Mark Frost. Acreditamos ser possível identificar que existe pelo menos um evento narrativo na série que pode ser considerado paramétrico, que denominamos “Dale Cooper letárgico”. Através da análise desse evento narrativo, pretendemos demonstrar, que, usando uma narrativa paramétrica, Lynch e Frost subvertem grande parte das convenções que a própria série original engendrou em 1990, trazendo, assim, novas experimentações à ficção televisiva.

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Biografia do Autor

  • Henrique Bolzan Quaioti, Universidade Anhembi Morumbi

    Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi

    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi com pesquisa financiada pelo Instituto Ânima (IA).


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Publicado

2021-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Experimentações narrativas em Twin Peaks: The Return: narração paramétrica na ficção televisiva contemporânea. RuMoRes, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 267–295, 2021. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.186698. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/186698.. Acesso em: 24 abr. 2024.