Sharenting e engajamento nos perfis de celebridade: o caso @mariaalice

Autores

  • Renata Oliveira Tomaz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200399

Palavras-chave:

Sharenting, Instagram, Infância, Visibilidade, Perfil digital de crianças

Resumo

Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa que investiga a relação entre infâncias, visibilidade e participação na internet. O objetivo é avaliar a repercussão da presença das crianças no contexto da cultura digital. Este artigo aborda o fenômeno do sharenting, iniciativa, por parte de pais e mães, de compartilhar imagens e informações de seus filhos. Trata-se de análise quanti-quali do perfil @mariaalice, filha do cantor Zé Felipe e da influenciadora Virgínia Fonseca. O corpus do estudo consiste em métricas, postagens, comentários e notícias publicados na semana de 31 de maio a 6 de junho de 2021, em que o perfil teve sua maior adesão de novos seguidores, desde sua criação até a data da coleta. O estudo de caso mostrou que, embora a figura da criança seja o tema das publicações, a produção discursiva está amparada em uma perspectiva adultocêntrica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Oliveira Tomaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Jornalista com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ). Pesquisadora de pós-doutorado (PNPD/Capes) no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Colaboradora do projeto Digitalização e Democracia no Brasil, na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). Cofundadora da Rede de Pesquisas em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria). Autora do livro “O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, infância e celebridade” (EDUFBA).

Referências

ABIDIN, C. #familygoals: family influencers, calibrated amateurism, and justifying young digital labor. Social Media+ Society, Chicago, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2017.

ABIDIN, C. Micromicrocelebrity: branding babies on the internet. M/C Journal, [s. l.], v. 18, n. 5, 2015.

ABIDIN, C. Pre-school stars on YouTube: child microcelebrities, commercially viable biographies, and interactions with technology. In: GREEN, L. et al. (ed.). The Routledge companion to digital media and children. New York: Routledge, 2021. p. 226-234.

AVG Digital Diaries: digital birth. AVG Digital Diaries: a look at how technology affects us from birth onwards. Brno: AVG Digital Technologies, 2010. Disponível em: https://tinyurl.com/yt54vf5h. Acesso em: 17 nov. 2021.

BATISTA, A.; COSTA, R. P. Parentalidade digital: reflexões em torno da privacidade das crianças online. Desenvolvimento e Sociedade, Évora, n. 9, 2021.

BLUM-ROSS, A. ‘Sharenting’: parent bloggers and managing children’s digital footprints. Parenting for a Digital Future, London, 17 jun. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/5n8w325d. Acesso em: 2 abr. 2022

BLUM-ROSS, A.; LIVINGSTONE, S. Sharenting: parent blogging and the boundaries of the digital self. Popular Communication, London, v. 15, n. 2, p. 110-125, 2017.

BRASIL. Decreto n. 99.710, de 21 de novembro de 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos das Crianças. Disponível em: https://tinyurl.com/y3raklnx. Acesso em: 18 set. 2021.

BROSCH, A. When the Child is Born into the Internet: sharenting as a growing trend among parents on Facebook. The New Educational Review, Torún, v. 43, n. 1, p. 225-235, 2016.

EBERLIN, F. B. von T. Sharenting, liberdade de expressão e privacidade de crianças no ambiente digital: o papel dos provedores de aplicação no cenário jurídico brasileiro. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, DF, v. 7, n. 3,

p. 256-274, 2018.

ENRIQUEZ, J. Are you tattooed… yet? In: UNICEF. The State of the world’s children 2017. Children in a Digital World. New York: UNICEF, 2017. p. 94-95.

FERNANDES, E.; MEDON, F. Proteção de crianças e adolescentes na LGPD: desafios interpretativos. Revista eletrônica da PGC RJ, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 2021.

FILHA de Virginia Fonseca já tem milhões de fãs e mimos de luxo. R7, São Paulo, 2 jun. 2021b. Disponível em: https://tinyurl.com/bdd9pptc. Acesso em: 7 jul. 2022.

FILHA de Zé Felipe e Virginia Fonseca já é fenômeno no Instagram. SBT, Osasco, 1 jun. 2021a. Fofocalizando. Disponível em: https://tinyurl.com/3b7awres. Acesso em: 7 jul. 2022.

FRANÇA, V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.

FRANÇA, V.; SIMÕES, P.; PRADO, D. Celebridades no século XXI, volume. 2: diversos perfis, diferentes apelos. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020.

FREIRE FILHO, J.; LANA, L. Pacto de visibilidade: mídia, celebridades e humilhação. Contracampo, Niterói, n. 30, p. 4-23, 2014.

JORGE, A.; MARÔPO, L.; COELHO, A. M.; NOVELLO, L. Mummy influencers and professional sharenting. European Journal of Cultural Studies, Thousand Oaks, v. 25, n. 1, p. 166-182, 2021.

JORGE, A.; MARÔPO, L.; NETO, F. ‘When you realise your dad is Cristiano Ronaldo’: celebrity sharenting and children’s digital identities. Information, Communication and Society, London, v. 25, n. 4, p. 516-535, 2021.

KHAMIS, S.; ANG, L.; WELLING, R. Self-branding, ‘micro-celebrity’ and the rise of Social Media Influencers. Celebrity Studies, London, v. 8, n. 2, p. 191-208, 2016.

LEAVER, T. Balancing privacy: sharenting, intimate surveillance, and the right to be forgotten. In: GREEN, L.; HOLLOWAY, D.; STEVENSON, K. The Routledge companion to digital media and children. New York: Routledge, 2021. p. 235-244.

MARIA Alice, filha de Virgínia e Zé Felipe, conquista 3 milhões de seguidores. Marie Claire, Porto Alegre, 1 jun. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/5n7ajxzp. Acesso em: 7 jul. 2022.

MARIA Alice. Raleigh, NC: Social Blade, 2022. Disponível em: https://bit.ly/3P8OTBM. Acesso em: 7 jul. 2022.

MARÔPO, L.; JORGE, A. At the heart of celebrity: celebrities’ children and their rights in the media. Communication & Society, Pamplona, v. 27, n. 4, p. 17-32, 2014.

MARSHALL, D. Television’s construction of the celebrity. In: MARSHALL, D. Celebrity and power: fame in contemporary culture. Minneapolis: University of Minnessota Press, 1997. p. 119-149.

MASCHERONI, G.; PONTE, C.; JORGE, A. (ed.). Digital parenting: the challenges for families in the digital age. Göteborg: Nordicom, 2018. p. 209-218.

MEDON, F. (Over)sharenting: a superexposição da imagem e dos dados de crianças e adolescentes na internet e os instrumentos de tutela preventiva e repressiva. In: LATERÇA, P.; FERNANDES, E.; TEFFÉ, C.; BRANCO, S. (coord.).

Privacidade e proteção de dados de crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, 2021. p. 29-59.

MEDON, F. Big Little Brother Brasil: pais quarentenados, filhos expostos e vigiados. JOTA, São Paulo, 14 abr. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/ywrxp589. Acesso em: 2 abr. 2022.

MOLE, T. Byron’s romantic celebrity: industrial culture and the hermeneutic of intimacy. New York: Palgrave Macmillan, 2007.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MORETTI, F. Zé Felipe posa com a filha recém-nascida e internautas apontam semelhança. Mais Goiás, Goiânia, 4 jun. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/c4b32t3x. Acesso em: 7 jul. 2022.

MORIN, E. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

NIETO, M. B. El sharenting y los derechos personalísimos del niño en Argentina. Revista Perspectivas de las Ciencias Económicas y Jurídicas, La Pampa, v. 11, n. 2, p. 17-32, 2021.

O’CONNOR, J. C. Beyond social constructionism: a structural analysis of the cultural significance of the child star. Children and Society, London, v. 23, p. 214-225, 2009.

O’CONNOR, J. C. The cultural significance of the child star. New York: Routledge, 2008.

O’CONNOR, J. C.; MERCER, J. (ed.). Childhood and celebrity. New York: Routledge, 2017.

ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SAMPAIO, V.; FUJITA, J. A privacidade da criança na internet: sharenting, responsabilidade parental e tratamento de dados pessoais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INFORMATION SOCIETY AND LAW, 2, 2019, São Paulo. Anais […]. São Paulo: FMU, 2019. p. 492-493.

SAND, K. Child performers working in the entertainment industry around the world: an analysis of the problems faced. Geneva: International Labour Office, 2003.

SENFT, T. Camgirls: celebrity and community in the age of social networks. New York: Peter Lang Publishing, 2008.

STEINBERG, S. Growing up shared: how parents can share smarter on social media-and what you can do to keep your family safe in a no-privacy world. Naperville: Sourcebooks, 2020.

STEINBERG, S. Sharenting: children’s privacy in the age of social media. Emory Law Journal, Atlanta, v. 66, n. 4, p. 839-884, 2017.

TOMAZ, R. O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, infância e celebridade. Salvador: EDUFBA, 2019.

VAN DIJCK, J. The culture of connectivity: a critical history of social media. New York: Oxford University Press, 2013.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Sharenting e engajamento nos perfis de celebridade: o caso @mariaalice. RuMoRes, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 253–278, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200399. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/200399.. Acesso em: 23 abr. 2024.