Editorial

Autores

  • Mayra Rodrigues Gomes Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2007.51090

Palavras-chave:

Comunicação, linguagem, mídia

Resumo

Nosso empreendimento deve seu nome à idéia de “rumor na língua”. Contudo, o acordo pela forma plural, se favoreceu uma sonoridade menos ríspida, na realidade corresponde a um entendimento de condições implícitas na idéia. Os dicionários estão concordes quanto à definição de que rumor é o ruído produzido por deslocamentos. Tal concepção, quando aplicada às línguas, ou melhor, às linguagens em que o humano se faz, diz respeito ao fato de que entre as palavras e as coisas existe uma distância intransponível. Podemos figurá-la como uma fissura, disfarçada por nossas narrativas de mundo, entre duas dimensões díspares: a dos signos, que tentam dizer as coisas, e a das coisas, deslocadas em relação a seus nomes, ainda que, em muitos casos, som ente a eles devam sua existência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-25

Edição

Seção

Editorial