Jornalismo e meio ambiente: a contribuição dos meios de comunicação e o conceito de sustentabilidade

Autores

  • Pedro Celso Campos Universidade Estadual Paulista (Unesp).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.51287

Palavras-chave:

Teoria da comunicação, sustentabilidade ambiental, MCM.

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a contribuição que os meios de comunicação social podem dar ao debate público sobre os problemas ambientais. A Agenda XXI e vários outros documentos da ONU chamam atenção para a necessidade de informar e conscientizar a sociedade. Por outro lado, as Teorias da Comunicação têm sempre em comum o imperativo do emissor se fazer entender pelos receptores, de tal modo que eles possam ser agentes da mudança e não apenas passivos observadores. O primeiro passo, portanto, é estudar a questão ambiental, pautar adequadamente o tema e levar esclarecimento.

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Biografia do Autor

  • Pedro Celso Campos, Universidade Estadual Paulista (Unesp).
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), tem pósdoutorado na mesma área pela Universidade de Sevilha (2008), integra o Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). pcampos@faac.unesp.br

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Publicado

2012-08-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jornalismo e meio ambiente: a contribuição dos meios de comunicação e o conceito de sustentabilidade. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 4–25, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.51287. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51287.. Acesso em: 19 abr. 2024.