Dispositivos de interação entre jornal e leitor: as lógicas discursivas das organizações jornalísticas gaúchas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69437Palavras-chave:
Interação, leitor, organização jornalística, discurso.Resumo
São analisadas as operações enunciativas propostas pelas organizações jornalísticas gaúchas com intuito de manter e ampliar o contato com seus leitores. Para tal, são descritas as lógicas discursivas dos jornais gaúchos Diário de Santa Maria e A Razão (Santa Maria), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul), O Nacional (Passo Fundo) e A Plateia (Sant’Ana do Livramento) ao buscarem contato com os leitores e também são entrevistados os seus editores-chefe. Os jornais criam estratégias singulares para que os leitores comprem sua edição e também para que continuem em contato através do ambiente digital. Entretanto, mesmo que o leitor seja convidado a participar por meio de um novo contrato de leitura, isso ocorre sob regras instituídas na e pela organização jornalística.
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