A projeção especular da imagem do artista e o jogo de enunciação

Autores

  • Carolina Tomasi Universidade de São Paulo
  • Saulo Nogueira Schwartzmann Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.90033

Palavras-chave:

Artes plásticas, fotografia, semiótica, enunciação.

Resumo

Bastam apenas as categorias de enunciação, enunciva e enunciativa, como estratégias de produção de sentido de pinturas e de fotografias? Este artigo objetiva discutir exatamente essa questão. A ideia de modernidade se impõe não como um saber, nem como ciência, mas como modo de reflexão do próprio fazer artístico. Temos a partir de então a explicitação do enunciador (o artista) no enunciado, um
simulacro do criador na criatura. Configura-se como objeto deste trabalho a análise da foto de Helmut Newton Autorretrato com esposa e modelos para explicitar estratégias de enunciação enunciativa e enunciação enunciva quando são postas em jogo. Analisaremos ainda a projeção da imagem dos artistas na produção de seus enunciados, primeiramente na pintura, e em um segundo momento na fotografia.

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Biografia do Autor

  • Carolina Tomasi, Universidade de São Paulo

    Pós-doc (2015), doutora (2014) e mestre (2011) em Letras pela Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo (GES-USP).

  • Saulo Nogueira Schwartzmann, Universidade de São Paulo

    Mestre (2014) e doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos Semióticos da
    USP (GES-USP).

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A projeção especular da imagem do artista e o jogo de enunciação. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 204–224, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.90033. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/90033.. Acesso em: 18 abr. 2024.