A importância da integração da espiritualidade e da religiosidade no manejo da dor e dos cuidados paliativos

Autores

  • Mario F. P. Peres Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Instituto do Cérebro
  • Ana Claudia de Lima Quintana Arantes Hospital Israelita Albert Einstein; Grupo de Estudos da Dor e Cuidados Paliativos
  • Patrícia Silva Lessa Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Instituto do Cérebro
  • Cristofer André Caous Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Instituto do Cérebro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000700011

Palavras-chave:

Dor crônica, manejo, cefaléias, espiritualidade

Resumo

CONTEXTO: Dor é um dos sintomas físicos mais freqüentemente relatados por pacientes, causando importante redução na qualidade de vida do indivíduo. Pacientes com dor crônica são difíceis de tratar. OBJETIVO: Descrever estratégias atuais de abordagem de pacientes com dores crônicas, baseadas na literatura científica, enfatizando medidas relacionadas à espiritualidade e à religiosidade. MÉTODO: A presente revisão utilizou-se das atuais estratégias de manejo para pacientes com dor crônica combinadas a medidas medicamentosas e não-medicamentosas, estas geralmente incorporando medidas voltadas ao bem-estar físico, mental, social e espiritual com base em publicações indexadas pelo Medline. RESULTADOS: Muitos estudos demonstram associação positiva entre espiritualidade e religiosidade e melhora em variáveis e marcadores de doenças crônicas. CONCLUSÃO: Pelo fato de a religiosidade e a espiritualidade serem marcadamente relacionadas com a melhora clínica dos pacientes, é importante que o reconhecimento desses aspectos e a integração no manejo dos pacientes com dor crônica sejam conduzidos por profissionais da área de saúde.

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Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Revisões da Literatura

Como Citar

A importância da integração da espiritualidade e da religiosidade no manejo da dor e dos cuidados paliativos . (2007). Archives of Clinical Psychiatry, 34(supl.1), 82-87. https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000700011