Concordância entre relato de pais e professores para sintomas de TDAH: resultados de uma amostra clínica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-60832009000300003Palavras-chave:
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, TDAH, diagnóstico, fontes de informaçãoResumo
CONTEXTO: O diagnóstico de TDAH em crianças e adolescentes, segundo os critérios do DSM-IV, requer que os sintomas estejam presentes em, ao menos, dois ambientes distintos (principalmente escola e casa). Apesar da importância do relato de pais e professores, esse tema tem sido pouco investigado no Brasil. OBJETIVO: Investigar a concordância entre os relatos de pais e professores de uma amostra clínica de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH. MÉTODOS: A amostra era composta por 44 crianças e adolescentes com idades variando entre 6 e 16 anos (40 meninos e 4 meninas), com diagnóstico clínico de TDAH. Foram comparadas as respostas de pais e professores no questionário SNAP-IV, visando a calcular taxas de concordância entre diferentes fontes de informação para sintomas de TDAH. RESULTADOS: Concordância para o diagnóstico de TDAH ocorreu em aproximadamente metade dos casos; pais relataram mais sintomas de TDAH que professores. CONCLUSÃO: Os achados aqui apresentados podem mostrar que informações acerca da sintomatologia de TDAH não são bem divulgadas para professores brasileiros, indicando a necessidade de se investir em sessões educacionais sobre o transtorno, tendo em vista a importância do relato de profissionais de educação para o diagnóstico de TDAH.Downloads
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Publicado
2009-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Concordância entre relato de pais e professores para sintomas de TDAH: resultados de uma amostra clínica brasileira . (2009). Archives of Clinical Psychiatry, 36(3), 97-100. https://doi.org/10.1590/S0101-60832009000300003