Terapia Ocupacional e o uso do computador como recurso terapêutico

Autores

  • Marli Kiyoko Fujikawa Watanabe Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Denise Rodrigues Tsukimoto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Gracinda Rodrigues Tsukimoto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v10i1a102416

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Desempenho Psicomotor, Reabilitação, Software

Resumo

Atualmente a tecnologia da informática vem se ampliando para diversas áreas de atuação profissional, inclusive para o campo da Terapia Ocupacional, aonde vem sendo aplicada na prática clínica como modalidade de tratamento. Neste artigo tem-se como objetivo apresentar a atuação do terapeuta ocupacional junto a pessoas com lesão cerebral e lesão medular, utilizando o computador e suas ferramentas e aplicações como recurso terapêutico que potencializa o processo de reabilitação de modo geral. Foram selecionados pacientes em programa de reabilitação que apresentavam dificuldades motoras e percepto-cognitivas, que participaram de atendimentos de Terapia Ocupacional com duração de trinta minutos a uma hora, sendo possível avaliar e documentar a evolução dos pacientes através das atividades realizadas no computador e da utilização de softwares, hardwares e adaptações. Foi possível observar que houve aumento da motivação, melhora das habilidades motoras e percepto-cognitivas, repercutindo de forma positiva no processo de reabilitação como um todo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Prado MR, Bartalotti CC. Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexus; 2001.

Okoye R. Aplicaciones de la Informatica a la Terapia Ocupacional. In: Hopkins HL, Smith HD, Willard HS, Spackman CS. Terapia Ocupacional. Madrid: Editorial Médica Panamericana; 1998. p. 342-52.

Macedo EC, Capovilla FC. Possibilidades de uso da internet: integrando pacientes, auxiliando familiares e instrumentando profissionais. In: Gonçalves M, Sennyey A. Tecnologia em (Re)Habilitação Cognitiva 2000: a dinâmica clínica-teoria-pesquisa. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; 2000. p. 396-400.

Downloads

Publicado

2003-04-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Watanabe MKF, Tsukimoto DR, Tsukimoto GR. Terapia Ocupacional e o uso do computador como recurso terapêutico. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de abril de 2003 [citado 20º de abril de 2024];10(1):17-20. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102416