Perfil social do paciente amputado em processo de reabilitação

Autores

  • Laís Batista de Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
  • Viviane Duarte Correia Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
  • Arlete Camargo de Melo Salimene Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas

DOI:

https://doi.org/10.5935/0104-7795.20160012

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Amputados, Reabilitação, Predomínio Social

Resumo

Pensar no paciente amputado perpassa por necessidades que vão para além de sua reabilitação física. Enquanto processo integral, a reabilitação conta com a presença do (a) Assistente Social que se faz indispensável ao longo do tratamento, como forma de oferecer ferramentas que favoreçam a viabilização do gradativo processo de inclusão social frente à nova situação adquirida. Objetivo: Buscou-se através do presente estudo traçar o perfil social do paciente amputado atendido na internação do Instituto de Medicina Física e Reabilitação/IMREA, da cidade de São Paulo/SP. Métodos: Trata-se de pesquisa retrospectiva; quantitativa no que se refere à compilação de dados e, qualitativa, enquanto uma análise com base na perspectiva materialista dialética. Para o desenvolvimento do presente estudo foi realizado um recorte do período de novembro de 2014 a julho de 2015 para análise dos prontuários. Resultados: Foram levantados dados oriundos do protocolo institucional de Avaliação Social, instrumento técnico-operativo do profissional, tais quais: idade; sexo; estado civil; renda per capita; região de procedência; grau de escolaridade; benefício previdenciário e se já teve acesso a tratamento de reabilitação em outro local. Conclusão: Esse trabalho traz a importância do profissional de Serviço Social enquanto parte integrante da equipe interdisciplinar para o processo de reabilitação do paciente amputado, contribuindo assim para um conhecimento do indivíduo em sua totalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Santos BS, Antunes DD. Vida adulta, processos motivacionais e diversidade. Educação. 2007;1(61):149-64.

Pedrinelli A. Tratamento do paciente com amputação. São Paulo: Roca; 2004.

Santos D, Graciano MIG, Garcia RCM. A prática do Serviço Social em Unidade de Internação de Hospitais da Universidade de São Paulo: enfoque ao projeto ético-político. Serviço Social Hospitalar. 2006;(10/11):16-37.

Forte MJ. Serviço Social e humanização hospitalar. Serviço Social Hospitalar. 2006;(10/11).

Boccolini F. Reabilitação: amputados, amputação, próteses. 2 ed. São Paulo: Robe, 2000.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa mensal de emprego evolução do emprego com carteira de trabalho assinada 2003-2012. Regiões metropolitanas de: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre [texto na Internet]. Brasília: IBGE [citado 2016 Fev 1]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Evolucao_emprego_carteira_trabalho_ assinada.pdf

Procedimento operacional padrão (POP): processo internação - Serviço de Serviço Social. São Paulo: IMREA HCFMUSP; 2012.

Martinelli ML. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. 2 ed. São Paulo: Veras; 2012.

Salimene ACM. Homens portadores de hemiplegia por acidente vascular cerebral e sexualidade: um estudo qualitativo, socioeconômico e sociocultural [Tese]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2004.

Silva BCG, Estrela VVC, Alves LCS, Vera I, Lucchese R, Felipe RL, et al. Estudos da prevalência e características das vítimas de lesões por acidentes de trânsito, terrestre, no município de Catalão/GO entre os anos de 2000-2006. Enciclopédia Biosfera. 2014;10(19)255-64.

Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras: relatório executivo. Brasília: IPEA/DENATRAN/ANTP; 2006.

Schoeller SR, Silva DMGV, Vargas MAO, Borges AMF, Pires DEP, Bonetti A. Características das pessoas amputadas atendidas em um centro de reabilitação. J Nurs UFPE on line. 2013;7(2):438-44.

Publicado

2016-06-11

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Lima LB de, Correia VD, Salimene AC de M. Perfil social do paciente amputado em processo de reabilitação. Acta Fisiátr. [Internet]. 11º de junho de 2016 [citado 25º de abril de 2024];23(2):57-60. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/137614