Comparação da pontuação obtida por videogame com variáveis biomecânicas em pacientes pós-acidente vascular encefálico

Autores

  • Fernanda Botta Tarallo Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
  • Jéssica Santos da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
  • Mayara Luz Alcantara dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
  • Pedro Claudio Gonsales de Castro Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
  • Maria Cecília dos Santos Moreira Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação

DOI:

https://doi.org/10.5935/0104-7795.20160027

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral/reabilitação, Jogos de Vídeo, Equilíbrio Postural

Resumo

A realidade virtual (RV) promove treinamento intensivo de uma mesma tarefa, possibilitando a aprendizagem motora, podendo influenciar a retomada do controle postural (CP) em indivíduos com acidente vascular encefálico (AVE). Videogames (jogos de vídeo) com plataforma de equilíbrio são utilizados como forma de intervenção e, ao final dos jogos, uma pontuação é fornecida, porém não há evidências de que ela possa ser utilizada como parâmetro de quantificação do CP. Objetivo: Verificar se há correlação entre a pontuação obtida por um jogo de videogame e variáveis estabilométricas. Métodos: Nove indivíduos com histórico de AVE realizaram um protocolo experimental utilizando o jogo Penguim Slide do Nintendo Wii como intervenção. Coletou-se a pontuação obtida na primeira e na última sessão. Utilizou-se a plataforma de força AMTI 2.0, com frequência de aquisição de 200 Hz para as avaliações pré e pós-intervenção. Os voluntários foram posicionados de olhos abertos (OA) e fechados (OF) na postura ereta durante 1 minuto, com um pé em cada plataforma. Utilizando o Software Matlab® 7.0, obtiveram-se as variáveis do centro de pressão (COP): área COP total (ACOPt), área COP nos eixos médio-lateral (ACOPx) e ântero-posterior (ACOPy) e velocidade média do COP (VCOP). O teste de Wilcoxon pareado (p < 0,05), de natureza não paramétrica, foi utilizado para comparar os resultados da pontuação do jogo Penguim Slide e os dados obtidos pela plataforma de força nas condições OA e OF. As análises foram feitas com auxílio do software R. Resultados: Comparação inicial e final da pontuação (p = 0,003). Comparação inicial e final de OA: ACOPt (p = 0,91), ACOPx (p = 0,57), ACOPy (p = 0,49), VCOP (p = 0,09). Comparação inicial e final de OF: ACOPt (p = 0,73), ACOPx (p = 1,0), ACOPy (p = 0,73), VCOP (p = 0,73). Conclusão: A RV não proporcionou aos indivíduos aprimoramento do CP, porém a pontuação no jogo Penguim Slide aumentou significativamente. Desse modo, não houve correlação entre a pontuação obtida por um jogo de videogame e variáveis estabilométricas

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Biografia do Autor

  • Fernanda Botta Tarallo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
    Fisioterapeuta, Programa de Aprimoramento Profissional, Instituto de Medicina Física e Reabilitação - IMREA HCFMUSP
  • Jéssica Santos da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
    Fisioterapeuta, Programa de Aprimoramento Profissional, Instituto de Medicina Física e Reabilitação - IMREA HCFMUSP
  • Mayara Luz Alcantara dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
    Fisioterapeuta, Programa de Aprimoramento Profissional, Instituto de Medicina Física e Reabilitação - IMREA HCFMUSP
  • Pedro Claudio Gonsales de Castro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
    Fisioterapeuta, Instituto de Medicina Física e Reabilitação - IMREA HCFMUSP
  • Maria Cecília dos Santos Moreira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas. Instituto de Medicina Física e Reabilitação
    Diretora do Serviço de Fisioterapia, Instituto de Medicina Física e Reabilitação - IMREA HCFMUSP

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Publicado

2016-08-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Tarallo FB, Silva JS da, Santos MLA dos, Castro PCG de, Moreira MC dos S. Comparação da pontuação obtida por videogame com variáveis biomecânicas em pacientes pós-acidente vascular encefálico. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de agosto de 2016 [citado 24º de abril de 2024];23(3):140-4. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/137662