Musicoterapia no processo de reabilitação de pacientes com amputação

Autores

  • Maristela Pires da Cruz Smith Instituto de Medicina Física e Reabilitação - FMUSP
  • Vera Lucia Rodrigues Alves Instituto de Medicina Física e Reabilitação - FMUSP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v25i3a162672

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Amputados, Ego, Musicoterapia

Resumo

A visão de totalidade do homem - homem como ser social - sugere que as ações reabilitadoras, aplicadas a pacientes acometidos por síndromes que os incapacitam fisicamente -  como amputações de membros do corpo - mostram-se eficazes resultando numa melhora, e mais rápida readaptação do sujeito, a novas formas de ‘estar no mundo’, mesmo vivenciando um estigma social de “pessoa diferente”. No estudo em questão trabalhou-se com os pressupostos epistemológicos da Psicologia Social Crítica, que foram demonstrados por meio de técnicas da Musicoterapia, pois se esperava que a prática de sessões de musicoterapia poderia facilitar a expressão da música interna dos sujeitos, conteúdo este narrado por meio de palavras, que foram transformadas em palavras cantadas e, posteriormente, em canções compostas. A participação dos envolvidos no trabalho clínico foi conjunta, isto é, entre pesquisadores e cada um dos 5 pacientes participantes, atendidos individualmente, já que se tratou de uma pesquisa-ação-participativa. As análises de discurso das narrativas de histórias de vida, foram feitas com base nas categorias que fundamentam a Psicologia Social Crítica. Os registros foram feitos a partir de observações do comportamento sonoro-musical dos pacientes, aplicando-se o “Modelo de Registro de Reações Sonoro-Rítmico-Musicais, Corpóreo-Vocais e Comportamentais”, tanto para o registro objetivo, quanto para as interpretações musicais subjetivas, tendo como referência teórica principal a ‘identidade como metamorfose’.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Pacheco KMB, Alves VLR. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. Acta Fisiatr. 2007;14(4):242-8.

Smith MPC. Musicoterapia e identidade humana: transformar para ressignificar. São Paulo: Memnon; 2015.

Ciampa AC. A identidade social e suas relações com a ideologia [Dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;1977.

Definição de musicoterapia. Rev Bras Musicoter. 1996;1(2):4.

Ciampa AC. Objeto da psicologia: ética e pesquisa. In: Conselho Regional de Psicologia. Práticas alternativas: campo da psicologia. São Paulo: Express; 1998.

Kolyniak HMR. Identidade e corporeidade: prolegômenos para uma abordagem psicossocial [Tese] São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2002.

Schafer M. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP; 1991.

Bertolini I. Como a Educação Musical ajuda no aprendizado de leitura e escrita? [texto na Internet]. São Paulo: Abril [citado 2016 Set 30]. Disponível em: http://www.educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-educacao-musical-ajuda-aprendiz

Downloads

Publicado

2018-09-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Smith MP da C, Alves VLR. Musicoterapia no processo de reabilitação de pacientes com amputação. Acta Fisiátr. [Internet]. 30º de setembro de 2018 [citado 23º de abril de 2024];25(3):145-8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/162672