Efeitos da realidade virtual em crianças e adolescentes com paralisia cerebral baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: revisão sistemática

Autores

  • Gabriela Santos Pereira Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Heyriane Martins dos Santos Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Thayane Correa Pereira Brandão Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Jéssica Lima da Silva Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Mara Cristina Dias Kaczmarek Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Vanessa Viana Pinheiro Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Paulo Roberto Fonseca Junior Instituto de Medicina Física e Reabilitação, Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Soraia Micaela Silva Universidade Nove de Julho – UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v27i2a172431

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Paralisia Cerebral, Realidade Virtual, Reabilitação, Criança, Adolescente

Resumo

Objetivo: Abordar os efeitos da terapia com realidade virtual em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Com intuito de reunir dados que elucidem como a aplicação da CIF pode resultar em melhor compreensão das características apresentadas em uma situação de saúde. Métodos: Os artigos foram pesquisados nas plataformas MEDLINE (Pubmed), PEDro, LILACS e SCIELO, publicados até maio de 2019. A escala de qualidade PEDro (Physioterapy Evidence Database) foi utilizada como método de avaliação de qualidade dos artigos, sendo incluídos artigos com nota ≥ 6 (seis) no PEDro. Resultados: Seis artigos foram incluídos nesta revisão. De maneira geral, observou-se resultados significantes quanto às “Funções corporais” relacionadas à melhora da função de membros superiores e inferiores, após intervenção com RV, quando comparados a terapia convencional. No domínio “Atividade” observou-se resultados na marcha, equilíbrio e habilidades motoras globais de crianças com PC após intervenção com RV. Conclusão: Os efeitos da Realidade Virtual em crianças com PC relacionados a CIF são positivos, mas foram encontrados mais resultados associados ao domínio “Funções corporais” e “Atividade”, assim, sugere-se que sejam feitos mais estudos para verificar os efeitos da RV quanto à “Participação” e “Fatores ambientais”.

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Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão
MÉTRICAS | METRICS