Um ano com a pandemia da COVID-19: reflexões e aprendizados nas instituições de longa permanência

Autores

  • Guilherme Rossini SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo
  • Maria Auxiliadora Craice De Benedetto SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo
  • Graziela Moreto SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo
  • Marcelo Rozenfeld Levites SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo
  • Pablo González Blasco SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v28i2a187070

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Assistência a Idosos, Equipe de Assistência ao Paciente, Educação Médica, Infecções por Coronavirus

Resumo

A atuação como médicos e professores no enfrentamento, por mais de um ano, da pandemia de COVID-19 em diversos cenários clínicos fez-nos constatar que vivemos tempos difíceis diante de uma doença de comportamento desconhecido e, muitas vezes, imprevisível. O objetivo do presente artigo é avaliar as medidas tomadas na nossa Instituição nestes 14 meses de pandemia, e os aprendizados recorrentes, que requerem uma reflexão ponderada para sua conveniente assimilação. As medidas tomadas em 2020 incluíram a informação objetiva e regular, da situação dos nossos cenários de prática clínica, com ênfase especial nos residências de idosos sob a nossa supervisão. Informações diárias, gráficos semanais, proporcionaram uma retrato realista da situação que estávamos vivendo. As medidas tomadas, que também visavam manter alto o moral da equipe que estava na linha de frente, propiciaram ocasião para repensar nos modelos de educação médica vigente, sugerindo novas mudanças e adaptações. Finalmente, com a chegada das vacinas em 2021, as medidas que vínhamos tomando convergiram para um esforço de vacinação massiva, principalmente nos residenciais de idosos. Esse cenário que se apresentava como crítico no início da pandemia, após a vacinação transformou-se em local de alta segurança conforme os resultados apresentados. Houve também novos aprendizados nesse mesmo local -diminuição de outras afeções, piora de níveis cognitivos- que doravante serão incorporados na nossa prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SOBRAMFA Educação Médica & Humanismo [homepage on the Internet]. São Paulo: SOBRAMFA; c2021 [citado 2021 Jun 1] Disponivel em: https://sobramfa.com.br

Haffajee RL, Mello MM. Thinking Globally, Acting Locally - The U.S. Response to Covid-19. N Engl J Med. 2020;382(22):e75. Doi: https://doi.org/10.1056/NEJMp2006740

Podcast 256 - Anthony Fauci: Talking with patients about COVID-19 [text on the Internet]. Waltham: NEJM J Watch; c2020 [cited 2021 Jun 1]. Available from: https://podcasts.jwatch.org/index.php/podcast-256-anthony-fauci-talking-with-patients-about-covid-19/2020/03/10

Blasco PG, De Benedetto MAC, Levites MR, Moreto G. Objectivity and Realism for monitoring COVID 19 in Brazilian Health Facilities: a four-month follow up of two local hospitals and several nursing homes. Clin Oncol Letters. 2020;4:1-6. Doi: https://doi.org/10.4322/col.2019.008

Blasco PG, Levites MR, Moreto G, Janaudis MA, De Benedetto MAC. Residenciais de idosos durante a crise do COVID-19: a gestão SOBRAMFA, um modelo eficaz. Acta Fisiátr. 2020;27(1):1-3. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v27i1a173136

Rossini GA, Levites MR, Janaudis MA, Ribeiro MJM. Covid-19 em instituições de longa permanência para idosos: pensando globalmente, atuando localmente e sentindo individualmente. Arch Med Fam. 2020;22(3):135-43.

Blasco PG, De Benedetto MAC, Levites MR, Moreto G, Fernandes EP. Medical strategies in nursing homes during the COVID-19 pandemic: a Brazilian experience. Aust J Gen Pract. 2020;49 (Suppl 41). Doi: https://doi.org/10.31128/AJGP-COVID-41

Marañón G. La medicina y nuestro tiempo. Madrid: Espasa Calpe; 1954.

Blasco PG. Humanismo médico em tempos de crise [video on the Internet]. São Paulo: SOBRAMFA [citado 2021 Jun 1]. Disponível em: https://vimeo.com/showcase/6982727/

Blasco PG, De Benedetto MAC, Levites MR, Moreto G, Janaudis MA. Brazilian family medicine team develops videos: humanism and medical education in times of COVID-19 [homepage on the Internet]. Leawood: Annals of Family Medicine; c2021 [cited 2021 May 5]. Available from: https://medium.com/case-notes-from-the-covid-19-front-lines/brazilian-family-medicine-team-develops-videos-humanism-and-medical-education-in-times-of-covid-19-67477352a69f

Pessoa F. Mensagem. Rio de Janeiro: Nova Aguilar; 1976.

Benedetto MAC, Moreto G, Janaudis MA, Levites MR, Blasco PG. Educando as emoções para uma atuação ética: construindo o profissionalismo médico. RBM - Rev Bras Med. 2014;71(Esp M 2): 15-24.

Carr S. A quotation with a life of its own [text on the Internet]. Middleton: Patient Safety & Quality Healthcare: c2008 [cited 2021 Jun 1]. Available from: https://www.psqh.com/julaug08/editor.html

Blasco PG, De Benedetto MAC. A senior family doctor supporting the health team in times of COVID- 19 [text on the Internet]. Mississauga: Canadian Family Physician; c2020 [cited 2021 Jun 1] Available from: https://www.cfp.ca/news/2020/04/28/04-28-1

Blasco PG, De Benedetto MAC. Enfrentando el Covid-19 desde la madurez: realismo, serenidad, liderazgo y cine para templar las emociones. Arch Med Fam. 2020;22(3): 95-103.

Levites MR, De Benedetto MAC, Blasco PG. Como lidar com a incerteza do cisne negro chamado Covid-19? Ensinamentos de Taleb e Churchill. Arch Med Fam. 2020; 22(3):123-33.

Blasco PG. Educação da afetividade através do cinema. São Paulo: IEF- SOBRAMFA; 2006.

Blasco PG, De Benedetto MAC, Levites MR, Moreto G. Cine en tiempos de la pandemia del COVID: películas que ayudan a moderar las emociones y apoyan al equipo de salud. Rev Med Cine. 2020;16(e):57-68. Doi: https://doi.org/10.14201/rmc202016e5768

Blasco PG. A ordem dos fatores altera o produto. Reflexões sobre educação médica e cuidados paliativos. Educ Méd. 2018;19(2):104-14. Doi: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.07.010

De Benedetto MAC, Moreto, G, Vachi VHB. Narrativas médicas: empatia e habilidades de comunicação em tempos de Covid-19. Arch Med Fam. 2020;22(3):109-18.

Blasco PG, De Benedetto MAC, Levites MR, Moreto G, Janaudis MA. Humanismo e educação médica em tempos de COVID-19. Rev Med (São Paulo). 2020;99(2):i-vi. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i2pi-vi

Gao Q, Bao L, Mao H, Wang L, Xu K, Yang M, et al. Development of an inactivated vaccine candidate for SARS-CoV-2. Science. 2020;369(6499):77-81. Doi: https://doi.org/10.1126/science.abc1932

Ranzani OT, Hitchings M, Dorion M, D’Agostini TL, Paula RC, Paula OFP, et al. Effectiveness of the CoronaVac vaccine in the elderly population during a P.1 variant-associated epidemic of COVID-19 in Brazil: A test-negative case-control study. medRxiv. 2021:21257472. Doi: https://doi.org/10.1101/2021.05.19.21257472

Stange KC, Miller WL, McWhinney I. Developing the knowledge base of family practice. Fam Med. 2001;33(4):286-97.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Tendências e Reflexões
MÉTRICAS | METRICS