Um ano com a pandemia da COVID-19: reflexões e aprendizados nas instituições de longa permanência

Autores

  • Guilherme Rossini SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo
  • Maria Auxiliadora Craice De Benedetto SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo
  • Graziela Moreto SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo
  • Marcelo Rozenfeld Levites SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo
  • Pablo González Blasco SOBRAMFA - Educação Médica e Humanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v28i2a187070

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Assistência a Idosos, Equipe de Assistência ao Paciente, Educação Médica, Infecções por Coronavirus

Resumo

A atuação como médicos e professores no enfrentamento, por mais de um ano, da pandemia de COVID-19 em diversos cenários clínicos fez-nos constatar que vivemos tempos difíceis diante de uma doença de comportamento desconhecido e, muitas vezes, imprevisível. O objetivo do presente artigo é avaliar as medidas tomadas na nossa Instituição nestes 14 meses de pandemia, e os aprendizados recorrentes, que requerem uma reflexão ponderada para sua conveniente assimilação. As medidas tomadas em 2020 incluíram a informação objetiva e regular, da situação dos nossos cenários de prática clínica, com ênfase especial nos residências de idosos sob a nossa supervisão. Informações diárias, gráficos semanais, proporcionaram uma retrato realista da situação que estávamos vivendo. As medidas tomadas, que também visavam manter alto o moral da equipe que estava na linha de frente, propiciaram ocasião para repensar nos modelos de educação médica vigente, sugerindo novas mudanças e adaptações. Finalmente, com a chegada das vacinas em 2021, as medidas que vínhamos tomando convergiram para um esforço de vacinação massiva, principalmente nos residenciais de idosos. Esse cenário que se apresentava como crítico no início da pandemia, após a vacinação transformou-se em local de alta segurança conforme os resultados apresentados. Houve também novos aprendizados nesse mesmo local -diminuição de outras afeções, piora de níveis cognitivos- que doravante serão incorporados na nossa prática clínica.

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Tendências e Reflexões

Como Citar

1.
Rossini G, De Benedetto MAC, Moreto G, Levites MR, Blasco PG. Um ano com a pandemia da COVID-19: reflexões e aprendizados nas instituições de longa permanência. Acta Fisiátr. [Internet]. 30º de junho de 2021 [citado 19º de abril de 2024];28(2):126-32. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/187070