Validação de um instrumento de avaliação de habilidades de manejo de cadeira de rodas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v27i4a171458Palavras-chave:
Traumatismos da Medula Espinal, Cadeiras de Rodas, Estudo de Validação, Técnica DelfosResumo
Habilidades de manejo em cadeira de rodas são fundamentais para independência funcional de pessoas usuárias de cadeira de rodas. Ensiná-las, requer dos profissionais instrumentos que possam aferir a condição inicial do aprendiz permitindo verificar sua evolução durante o processo de intervenção. Objetivo: Validar um protocolo de avaliação de HMCR, com critérios dentro de conceitos e conhecimentos científicos existentes da psicometria. Método: Para construção e validação do instrumento, utilizamos o método Delphi de Survey e validade de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram seis especialistas na área de atividades em cadeira de rodas com titulação de mestres ou doutores, usamos para medir a consistência interna do instrumento o alfa de Cronbach (α), índice de validade de conteúdo (IVC), Coeficiente de correlação intraclasse (CCI) e teste T de uma amostra com nível de 5% de significância. Resultados: Nos 17 itens obtivemos os critérios de clareza (CVI= 0,865±0,059; α= 0,834; CCI= 0,828; P<0,05), pertinência (CVI= 0,902±0,071; α= 0,774; CCI= 0,779; P<0,05), simplicidade (CVI= 0,918±0,054; α= 0,705; CCI= 0,694; P<0,05), objetividade (CVI= 0,888±0,067; α= 0,856; CCI= 0,850; P<0,05) e precisão (CVI= 0,922±0,060; α= 0,742; CCI= 0,721; P<0,05). Conclusão: Os itens na construção do instrumento de avaliação demonstram por meio da psicometria ser válido e garante medir aquilo que se propõe medir. A consistência interna dos itens garante que o desenvolvimento de uma escala se faz necessária para avaliação de pessoas com LM que utilizam CR, o que propõe novos estudos de aplicação do teste para concluirmos o processo de validação.
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