Revisão por Pares

Todos os manuscritos recebidos pela Acta Fisiátrica passam por uma análise prévia dos Editores, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo, à originalidade (com uso de software antiplágio) e às normas da revista.

Os manuscritos aprovados nesta fase serão arbitrados por pelo menos dois revisores pertencentes ao quadro de colaboradores da revista ou pareceristas “ad hoc” em procedimento de revisão “duplo cego” no qual autores e revisores desconhecem a identidade uns dos outros. Caso não haja concordância entre as opiniões dos revisores o processo será arbitrado pelo Conselho Editorial da revista.

Os avaliadores observarão os critérios de originalidade, relevância, qualidade metodológica e científica. Os resultados das avaliações poderão ser:

Aceito: indica o mérito e atendimento às diretrizes, de forma que a submissão pode ir para a diagramação;

Correções Obrigatórias: a submissão tem méritos, mas precisa de ajustes para atender as diretrizes;

Rejeitado: a submissão não atende a revista.

A revista Acta Fisiátrica reserva-se ao direito de não aceitar para avaliação os manuscritos que não preencham os critérios acima formulados. O direito de efetuar nos originais aceitos alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter a uniformização bibliográfica e o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.