Efeitos da realidade virtual em crianças e adolescentes com paralisia cerebral baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: revisão sistemática

Autores

  • Gabriela Santos Pereira Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Heyriane Martins dos Santos Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Thayane Correa Pereira Brandão Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Jéssica Lima da Silva Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Mara Cristina Dias Kaczmarek Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Vanessa Viana Pinheiro Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Paulo Roberto Fonseca Junior Instituto de Medicina Física e Reabilitação, Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Soraia Micaela Silva Universidade Nove de Julho – UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v27i2a172431

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Paralisia Cerebral, Realidade Virtual, Reabilitação, Criança, Adolescente

Resumo

Objetivo: Abordar os efeitos da terapia com realidade virtual em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Com intuito de reunir dados que elucidem como a aplicação da CIF pode resultar em melhor compreensão das características apresentadas em uma situação de saúde. Métodos: Os artigos foram pesquisados nas plataformas MEDLINE (Pubmed), PEDro, LILACS e SCIELO, publicados até maio de 2019. A escala de qualidade PEDro (Physioterapy Evidence Database) foi utilizada como método de avaliação de qualidade dos artigos, sendo incluídos artigos com nota ≥ 6 (seis) no PEDro. Resultados: Seis artigos foram incluídos nesta revisão. De maneira geral, observou-se resultados significantes quanto às “Funções corporais” relacionadas à melhora da função de membros superiores e inferiores, após intervenção com RV, quando comparados a terapia convencional. No domínio “Atividade” observou-se resultados na marcha, equilíbrio e habilidades motoras globais de crianças com PC após intervenção com RV. Conclusão: Os efeitos da Realidade Virtual em crianças com PC relacionados a CIF são positivos, mas foram encontrados mais resultados associados ao domínio “Funções corporais” e “Atividade”, assim, sugere-se que sejam feitos mais estudos para verificar os efeitos da RV quanto à “Participação” e “Fatores ambientais”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Rosenbaum P, Paneth N, Leviton A, Goldstein M, Bax M, Damiano D, et al. A report: the definition and classification of cerebral palsy April 2006. Dev Med Child Neurol Suppl. 2007;109:8-14. Doi: https://doi.org/10.1111/j.1469-8749.2007.tb12610.x

Zanini G, Cemin NF, Peralles SN. Paralisia Cerebral: causas e prevalências. Fisioter Mov. 2009;22(3):375-81.

Ravi DK, Kumar N, Singhi P. Effectiveness of virtual reality rehabilitation for children and adolescents with cerebral palsy: an updated evidence-based systematic review. Physiotherapy. 2017;103(3):245-258. Doi: https://doi.org/10.1016/j.physio.2016.08.004

Adamovich SV, Fluet GG, Tunik E, Merians AS. Sensorimotor training in virtual reality: a review. NeuroRehabilitation. 2009;25(1):29-44. Doi: http://doi.org/10.3233/NRE-2009-0497

Ribeiro MWS, Zorzal ER. Realidade virtual e aumentada: aplicações e tendências. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Computação; 2011.

Chen YP, Lee SY, Howard AM. Effect of virtual reality on upper extremity function in children with cerebral palsy: a meta-analysis. Pediatr Phys Ther. 2014;26(3):289-300. Doi: http://doi.org/10.1097/PEP.0000000000000046

Wu J, Loprinzi PD, Ren Z. The rehabilitative effects of virtual reality games on balance performance among children with cerebral palsy: a meta-analysis of randomized controlled trials. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(21):4161. Doi: http://doi.org/10.3390/ijerph16214161

Chen Y, Fanchiang HD, Howard A. Effectiveness of virtual reality in children with cerebral palsy: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Phys Ther. 2018;98(1):63-77. Doi: https://doi.org/10.1093/ptj/pzx107

CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: Edusp;2015.

Galvão TF, Pansani TSA, Harrad D. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: a recomendação PRISMA. Epidemiol Serv Saúde. 2015;24(2):335-42. Doi: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;6(7):e1000097. Doi: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Shiwa SR, Costa LOP, Moser ADL, Aguiar IC, Oliveira LVF. PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter Mov. 2011,24(3):523-33. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000300017

Chiu HC, Ada L, Lee HM. Upper limb training using Wii Sports Resort for children with hemiplegic cerebral palsy: a randomized, single-blind trial. Clin Rehabil. 2014;28(10):1015-24. Doi: https://doi.org/10.1177/0269215514533709

Rostami HR, Arastoo AA, Nejad SJ, Mahany MK, Malamiri RA, Goharpey S. Effects of modified constraint-induced movement therapy in virtual environment on upper-limb function in children with spastic hemiparetic cerebral palsy: a randomised controlled trial. NeuroRehabilitation. 2012;31(4):357-65. Doi: https://doi.org/10.3233/NRE-2012-00804

El-Shamy SM PhD, PT, El-Banna MF PhD, PT. Effect of Wii training on hand function in children with hemiplegic cerebral palsy. Physiother Theory Pract. 2020;36(1):38-44. Doi: https://doi.org/10.1080/09593985.2018.1479810

Arnoni JLB, Pavão SL, Dos Santos Silva FP, Rocha NACF. Effects of virtual reality in body oscillation and motor performance of children with cerebral palsy: A preliminary randomized controlled clinical trial. Complement Ther Clin Pract. 2019;35:189-194. Doi: https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2019.02.014

Sajan JE, John JA, Grace P, Sabu SS, Tharion G. Wii-based interactive video games as a supplement to conventional therapy for rehabilitation of children with cerebral palsy: a pilot, randomized controlled trial. Dev Neurorehabil. 2017;20(6):361-367. Doi: https://doi.org/10.1080/17518423.2016.1252970

Cho C, Hwang W, Hwang S, Chung Y. Treadmill Training with Virtual Reality Improves Gait, Balance, and Muscle Strength in Children with Cerebral Palsy. Tohoku J Exp Med. 2016;238(3):213-8. Doi: https://doi.org/10.1620/tjem.238.213

Silva SM, Corrêa JCF, Pereira GS, Corrêa FI. Social participation following a stroke: an assessment in accordance with the international classification of functioning, disability and health. Disabil Rehabil. 2019;41(8):879-886. Doi: https://doi.org/10.1080/09638288.2017.1413428

Palma GC, Freitas TB, Bonuzzi GM, Soares MA, Leite PH, Mazzini NA, et al. Effects of virtual reality for stroke individuals based on the International Classification of Functioning and Health: a systematic review. Top Stroke Rehabil. 2017;24(4):269-278. Doi: https://doi.org/10.1080/10749357.2016.1250373

Massetti T, Silva TD, Crocetta TB, Guarnieri R, Freitas BL, Bianchi Lopes P, et al. The clinical utility of virtual reality in neurorehabilitation: a systematic review. J Cent Nerv Syst Dis. 2018;10:1179573518813541. Doi: https://doi.org/10.1177/1179573518813541

Warnier N, Lambregts S, Port IV. Effect of virtual reality therapy on balance and walking in children with cerebral palsy: a systematic review. Dev Neurorehabil. 2019:1-17. Doi: https://doi.org/10.1080/17518423.2019.1683907

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Pereira GS, Santos HM dos, Brandão TCP, Silva JL da, Kaczmarek MCD, Pinheiro VV, et al. Efeitos da realidade virtual em crianças e adolescentes com paralisia cerebral baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: revisão sistemática. Acta Fisiátr. [Internet]. 30º de junho de 2020 [citado 24º de abril de 2024];27(2):113-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/172431