O PAPEL DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA PROFILAXIA DO TRACOMA

Autores

  • Nelson L. de A. Moraes
  • Orlando José da Silva
  • Joaquim de Arruda Camargo
  • José Péricles Freire

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v7i2p247-256

Resumo

1 - Os autores acham que um programa de educação sanitária, nos trabalhos de combate ao tracoma, deve compreender duas etapas: a primeira, imediata e intensiva, dirigida especificamente, contra o tracoma, e a segunda, geral, contínua e de longo alcance.2 A etapa inicial deve consistir, básicamente, em: a) ministrar à população conhecimentos sôbre a doença; b) convencer as famílias a se submeterem a exame e a tratamento, se necessário; c) obter a participação ativa das escolas. 3 - Na segunda etapa devem ser usadas as modernas técnicas de educação, visando obter a participação popular no solucionamento de seus problemas, destacando-se, dentre elas, a organização de grupos e de comunidades. 4 - Considerando a complexidade da segunda etapa, que se utiliza de técnicas de comprovado valor na mudança de hábitos ou de comportamento, é recomendável que ela só seja iniciada se for possível contar com pessoal especializado.

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Publicado

1953-12-01

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

O PAPEL DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA PROFILAXIA DO TRACOMA. (1953). Arquivos Da Faculdade De Higiene E Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, 7(2), 247-256. https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v7i2p247-256