NOTA SÔBRE O ENCONTRO DE IODAMOEBA DOBELL, 1919 EM FEZES DE PORCOS (SUS SOROF A DOMESTIOUS) EM SÃO PAULO

Autores

  • J. O. Coutinho Universidade de São Paulo
  • Ernesto X. Rabelo Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v10i1-2p71-80

Resumo

Os Autores apresentam observações feitas no sentido de investigar a existência de reservatórios de Entamoeba histolytica em animais domésticos, tendo iniciado suas investigações pelo exame de porcos domésticos, não tendo encontrado eliminadores dêsse protozoário entre 145 animais examinados. Verificaram a existência de Jodamoeba em cêrca de 60 %{dos porcos examinados. Estudaram êsse amebídeo comparando-o com a espécie que ocorre no homem, verificando que a Iodamoeba do homem e a do porco apresentam diferenças no tamanho médio, mas são morfologicamente indistinguíveis. Pensam tratar-se da mesma espécie, considerando a Iodamoeba do porco como Jodamoeba bütschlii (Prowazek, 1912). Acham, baseados na alta prevalência dêsse protozoário em porcos, que seja êsse animal o reservatório do parasito, como sucede com o Balantidium coli, que é um parasito de porcos e acidentalmente pode infectar o homem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • J. O. Coutinho, Universidade de São Paulo
    Professor Adjunto da Cadeira de Parasitologia Aplicada e Higiene Rural da Faculdade de Higiene e Saúde Pública e Docente Livre da Cadeira de Parasitologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Ernesto X. Rabelo, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

    Biologista do Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

Downloads

Publicado

1956-12-01

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

NOTA SÔBRE O ENCONTRO DE IODAMOEBA DOBELL, 1919 EM FEZES DE PORCOS (SUS SOROF A DOMESTIOUS) EM SÃO PAULO. (1956). Arquivos Da Faculdade De Higiene E Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, 10(1-2), 71-80. https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v10i1-2p71-80