Música e literatura no circuito África/Brasil/Caribe

Autores

  • Amailton Magno Azevedo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i33-34p13-26

Palavras-chave:

Música. Literatura. História. África. Brasil. Caribe

Resumo

Esse artigo pretendeu discutir memórias musicais e literárias no circuito África/ Brasil/Caribe. Procurou identificar as particularidades estéticas e políticas que cercam a produção artística desse circuito, bem como a especificidade histórica e cultural dos povos do Atlântico Sul representado em personagens musicais e literários. Como resultado, se vê um mapa multicêntrico de culturas e povos que compõem o circuito África/Brasil/Caribe na contemporaneidade, desconstruindo a imagem rija do Ocidente como o enredo histórico padrão. O elogio do Atlântico Sul permitiu observar outros modernismos culturais alheios à vanguarda artística euro-americana

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amailton Magno Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Professor do Departamento de História e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Downloads

Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Música e literatura no circuito África/Brasil/Caribe. África, [S. l.], n. 33-34, p. 13–26, 2014. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i33-34p13-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/115360.. Acesso em: 18 jul. 2024.