Structures and strictures: a re-reading of Oladejo Okediji’s “Rere Run”

Autores

  • Oluwole Coker University of Lagos, Akoka, Lagos, Nigeria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i24-26p281-286

Palavras-chave:

literatura, drama, Nigéria, ioruba.

Resumo

Críticas teórico-literárias são expostas neste ensaio como centrais para a preocupação temática de um dramaturgo indígena, Oladejo Okediji na sua obra Rere Run. Para este fim, estéticas Marxistas como as evidenciadas na formação dos conflitos econômicos, são justapostas como caracterização na avaliação da visão artística do dramaturgo. Este ensaio explora o universo do drama e tira, sutilmente, a similitude na preocupação literária de uma literatura de terceiro mundo e de uma teorização literária contemporânea. Há uma tentativa consciente em redefinir a poética para literaturas que são escritas em idiomas indígenas como ioruba.

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Biografia do Autor

  • Oluwole Coker, University of Lagos, Akoka, Lagos, Nigeria
    Department of English, University of Lagos, Akoka, Lagos, Nigeria.

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Publicado

2009-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Structures and strictures: a re-reading of Oladejo Okediji’s “Rere Run”. África, [S. l.], n. 24-26, p. 281–286, 2009. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i24-26p281-286. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/74324.. Acesso em: 25 abr. 2024.