La dynamique de la reconciliation et de la prevention des conflits en Cote d'Ivoire (Endosmose culturelle des techniques de la gouvernance pour le maintien de la paix)

Autores

  • Lanciné Sylla Université de Cocody – Abidjan, Cote d’Ivoire

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i20-21p9-26

Palavras-chave:

Gestão de conflitos, transição democrática, Política, Costa do Marfim

Resumo

Duas técnicas contraditórias de resolução e de preservação dos conflitos são encontradas na Costa do Marfim, correspondentes à dois períodos distintos da evolução política deste país, uma marcada pelo governo do partido único, a outra pela instauração do multipartidarismo. Se tratam das técnicas que organizam o consenso pelo diálogo e pela procura do compromisso de um lado, e aquelas de outro que organizam o consenso pela exacerbação dos conflitos políticos em geral, dos conflitos eleitorais em particular. Um “endosmose” permanente se opera entre os modelos tradicionais de gestão dos conflitos e os modelos modernos de governo durante o primeiro período. As técnicas tradicionais de “l’arbre à palabre” são reatualizadas e largamente exploradas neste contexto. O segundo período marca os limites ou as fraquezas dessas técnicas tradicionais, diálogo e a procura do compromisso tendo sido bloqueados no processo de transição democrático. Em qualquer dos dois casos, é o problema da comunicação política que está em causa: o caráter conflitual ou consensual de uma sociedade política (monopartidário ou multipartidário) depende da ausência ou da presença de canais adequados de comunicação entre seus membros em geral, entre governantes e governados em particular. Quais são as manifestações e as conseqüências da ausência de diálogo numa sociedade política? Quais soluções ou quais recomendações para promoção de uma cultura da paz? Essas são as conclusões as quais tentaremos abordar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

1998-12-09

Como Citar

Sylla, L. (1998). La dynamique de la reconciliation et de la prevention des conflits en Cote d’Ivoire (Endosmose culturelle des techniques de la gouvernance pour le maintien de la paix). África, (20-21), 9-26. https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i20-21p9-26

Edição

Seção

Artigos