Trabalho e trabalhadores na região do "Mar de Cana e do Rio de Álcool"

Autores

  • Maria Aparecida de Moraes Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i2p2-39

Palavras-chave:

modernização da agricultura e trabalho, agronegócio e relações de trabalho, trabalho escravo contemporâneo, migração e trabalho.

Resumo

Objetiva-se à análise da situação dos trabalhadores, migrantes temporários, empregados nas usinas de cana-de-açúcar e álcool no interior do estado de São Paulo, consideradas as maiores do país.Nas últimas décadas tem-se verificado que o emprego de máquinas e tecnologias avançadas caminham lado a lado com o aumento da exploração e do agravamento das condições de trabalho, caracterizadas por baixos salários, perda dos direitos, casos de escravização por meio de dívidas, sem contar os registros de mortes, ocasionadas pelas altas exigências de produtividade, e usos de drogas estimulantes durante o trabalho. Objetiva-se à análise das correntes invisíveis que contribuem para a superexploração e a escravização existentes. A permanência da mão-de-obra migrante, falsamente denominada temporária, é o suporte do modelo lucrativo do agronegócio das usinas canavieiras paulistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-06-17

Como Citar

Trabalho e trabalhadores na região do "Mar de Cana e do Rio de Álcool". (2005). Agrária (São Paulo. Online), 2, 2-39. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i2p2-39