GRILLOTTI DI GIACOMO, M. G. Nutrir o homem, vestir o planeta: alimentação - agricultura - ambiente entre imperialismo e cosmopolitismo. Milão: Franco Angeli, 2012.

Autores

  • Loredana Mastroberardino Università Campus Bio-Medico di Roma

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i18p230-236

Resumo

Nutrir bem o homem é vestir o planeta com formas respeitosas de exploração do ambiente natural e próximas às culturas alimentares das comunidades locais. Essa é a tese central desenvolvida no presente volume por Maria Gemma Grillotti Di Giacomo, responsável pelos temas ligados à alimentação no mundo da Università Campus Bio-Medico di Roma, Itália, autora da obra, que destaca a centralidade do homem na relação Alimentação-Agricultura-Ambiente para dar valor à diversidade e redescobrir a mensagem cosmopolita que o mundo agrícola continua a enviar. O livro aborda o tema da ligação indissociável e complexa que une Alimentação-Agricultura-Ambiente, tratados por uma ótica integrada, cujo equilíbrio depende das políticas agroalimentares dos governos locais e das organizações internacionais. A autora destaca os paradoxos da atual situação agroalimentar, concentra-se sobre a análise histórica da demografia do globo, sobre a capacidade de povoamento da Terra e reconstrói as etapas históricas da evolução da relação Alimentação-Agricultura-Ambiente. Debruça-se também sobre as políticas agrícolas dos países socialistas e dos países capitalistas sensíveis às problemáticas ambientais e territoriais, lança um olhar para a nova PAC (2014-2018), aborda com especial atenção os problemas da agricultura food e no food para a produção de biomassas vegetais destinadas aos agrocombustíveis e para as consequências dessas escolhas relacionadas à má nutrição e à fome, à segurança e à soberania alimentar. Por fim, é também apresentada a metodologia de pesquisa do Grupo de Pesquisa Interuniversitário GECOAGRI-LANDITALY, que interpreta a relação Alimentação-Agricultura-Ambiente do qual a paisagem rural é a expressão mais viva. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Loredana Mastroberardino, Università Campus Bio-Medico di Roma

    Gruppo di Ricerca Interuniversitario GECOAGRI-LANDITALY.

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

GRILLOTTI DI GIACOMO, M. G. Nutrir o homem, vestir o planeta: alimentação - agricultura - ambiente entre imperialismo e cosmopolitismo. Milão: Franco Angeli, 2012. (2013). Agrária (São Paulo. Online), 18, 229-235. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i18p230-236