La revolución verde en México

  • Beatriz Pichardo González Universidad Nacional Autónoma de México
Palavras-chave: Revolução Verde, espaço rural, agricultura, tecnologia, organização empresarial.

Resumo

Neste trabalho, propõe-se analisar o impacto do modelo da Revolução Verde na reconfiguração dos espaços rurais mexicanos, assim como as mudanças nos processos tecnológicos globais para a aplicação da Revolução Verde na estrutura agrária mexicana. Para compreender quais foram os acontecimentos políticos, econômicos e sociais que favoreceram as mudanças tecnológicas para a implementação da Revolução Verde, além de advertir o que aconteceu com as alterações na organização do espaço rural mexicano sob a implementação do modelo tecnológico e quais conseqüências resultaram para a população mexicana.
Daí surge o interesse na pesquisa dos espaços rurais por meio da agricultura, o seja, tomando-a como os instrumentos que nos permitam compreender as mudanças acorridas nos espaços rurais, sobretudo depois da década de 1940 com a implementação de um modelo tecnológico na agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Pichardo González, Universidad Nacional Autónoma de México
Geógrafa por la Universidad Nacional Autónoma de México
Publicado
2006-06-17
Como Citar
González, B. (2006). La revolución verde en México. Agrária (São Paulo. Online), (4), 40-68. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i4p40-68