A agricultura a partir do neoliberalismo: financeirização, poder corporativo e as ameaças à soberania alimentar

Autores

  • Yamila Goldfarb Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i17p42-58

Palavras-chave:

Cargill, Corporações, Regime Alimentar Corporativo, Soja, Monopólio

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir da fala realizada na mesa redonda “Soberania Alimentar, Biotecnologia e Monopólio” do seminário Terra, Alimento e Liberdade: o que você alimenta quando se alimenta?, realizado no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo em junho de 2013. O que busco expor neste artigo é um olhar sobre o momento atual em que vivemos a partir da noção de Regime Alimentar. Essa noção deve ser entendida como a forma em que se dão a produção, a circulação, a comercialização e o consumo dos alimentos no mundo. O objetivo é contribuir na elucidação de algumas das transformações ocorridas no campo do Brasil a partir da década de 1970, por meio da análise do estabelecimento do que chamamos Regime Alimentar Corporativo. Uma das hipóteses averiguadas foi a de que com o advento do neoliberalismo houve a consolidação e o aprofundamento da hegemonia das corporações do setor agroalimentar, bem como uma transformação no padrão alimentar, o que acarretou maior ameaça à soberania alimentar. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yamila Goldfarb, Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA

    Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Atou no planejamento territorial rural junto a movimentos sociais do campo e da cidade. Atualmente pesquisa temas relacionados à geopolítica latinoamericana e à soberania alimentar. É autora do livro A luta pela terra entre o campo e a cidade: reforma agrária, movimentos sociais e novas formas de assentamentos, editado pela Annablume. 

Downloads

Publicado

2012-11-27

Edição

Seção

Seminário Terra, Alimento e Liberdade

Como Citar

A agricultura a partir do neoliberalismo: financeirização, poder corporativo e as ameaças à soberania alimentar. (2012). Agrária (São Paulo. Online), 17, 42-58. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i17p42-58