Estudos sobre alimentação: entre saberes da vida cotidiana e impasses agroindustriais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i17p93-103Palavras-chave:
História da alimentação, Revolução industrial, Agricultura, Ecologia, CulináriaResumo
Os estudos sobre história da alimentação abrangem a sobrevivência dos povos e dos indivíduos, mas podem ser enfocados analiticamente em um nível micro e em outro macro. No âmbito da culinária enfoca-se uma história do cotidiano e das sensibilidades. Na história da agroindústria e indústria da alimentação verifica-se o esgotamento dos recursos naturais e uma irracionalidade sistêmica que compromete as condições de sustentabilidade socioambiental, ou seja, do metabolismo entre a humanidade e a natureza. O artigo enfoca alguns autores que buscaram situar a história desse desequilíbrio ecológico e social ao longo das revoluções agrícolas e industriais, destacando-se Michael Pollan e John Bellamy Foster e, no âmbito da história do cotidiano, o estudo de Luce Giard.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo públicado na Revista AGRÁRIA mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela Revista AGRÁRIA em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em http://www.revistas.usp.br/agraria"