Urbanização crítica e alienação das práticas alimentares

Autores

  • José Raimundo Sousa Ribeiro Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i17p104-131

Palavras-chave:

Alimentação, Práticas alimentares, Alienação, Urbanização crítica, Vida cotidiana

Resumo

O objetivo do artigo é contribuir com o debate sobre a crise alimentar que se generaliza. Na primeira parte do texto busco realizar uma crítica contra uma concepção redutora da alimentação que define-a como uma necessidade elementar e/ou biológica. Em contraposição apresento a alimentação como uma das formas pelas quais o homem se apropria da natureza e de sua própria natureza. Em seguida apresento a crítica da vida cotidiana como um caminho possível de interpretação das práticas alimentares e busco enfatizar como essa opção ressalta o incessante embate entre alienação e apropriação que caracteriza a vida cotidiana e consequentemente a alimentação. Por fim, procuro expor a relação existente entre o processo de urbanização e a alienação das práticas alimentares, apoiando-me, sobretudo, no conceito de urbanização crítica e em trabalhos de campo realizados na cidade de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Raimundo Sousa Ribeiro Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutorando do Programa de Geografia Humana da USP. Bolsista de doutorado da Fapesp. O  presente  artigo  vincula-se  ao  projeto  “Alimentação  e  proletarização:  um  estudo  sobre urbanização  crítica  e  vida  cotidiana  nos  distritos  do  Brás  e  do  Grajaú  (São  Paulo)”.

Downloads

Publicado

2012-11-27

Edição

Seção

Seminário Terra, Alimento e Liberdade

Como Citar

Urbanização crítica e alienação das práticas alimentares. (2012). Agrária (São Paulo. Online), 17, 104-131. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i17p104-131