Florestas culturais: manejo sociocultural, territorialidades e sustentabilidade

Autores

  • Sueli Ângelo Furlan

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i3p3-15

Palavras-chave:

Florestas tropicais, territorialidades, Florestas culturais, agroflorestas, conservação de florestatas.

Resumo

Várias alternativas de uso vêm sendo identificadas como possíveis e vantajosas para a conservação das Florestas Tropicais. A idéia básica tem sido desenvolver um tipo de atividade agrária que combine a manutenção dos bosques, por meio de estratégias de uso comum dos recursos florestais.
Nesta pesquisa, em andamento, estamos problematizando o conceito de territorialidade e territorialização e o uso dos recursos como noções importantes para entendimento da permanência e transformação da cultura e suas praticas sociais em diferentes povos da tradição que se utilizam das Florestas Úmidas na América do Sul. Constitui um tema de particular importância para um continente rico em diversidade biológica e cultural.
Discutir a noção de recurso natural construída por diferentes representações da floresta é fundamental quando se considera que os saberes patrimoniais conflitam com os saberes técnicos, econômicos e normativos das políticas públicas de conservação difundida pelos órgãos de governo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-12-17

Como Citar

Florestas culturais: manejo sociocultural, territorialidades e sustentabilidade. (2005). Agrária (São Paulo. Online), 3, 3-15. https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i3p3-15