Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp

Autores

  • Matheus Lobo Pismel Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Sérgio Luiz Gadini

Palavras-chave:

Consumo de Notícias, Públicos do jornalismo, Netnografia

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir possíveis metodologias para a pesquisa dos “públicos” do jornalismo, com foco no consumo de notícias em celulares via grupos de WhatsApp. A primeira parte do artigo gira em torno das transformações socioculturais e tecnológicas que nos últimos anos alteraram a posição do público, sendo parte da crise estrutural do jornalismo. Em seguida, debatemos aspectos teórico-metodológicos, especialmente a partir dos aportes etnográficos, que podem operacionalizar os estudos de consumo. Interessam-nos especialmente as contribuições da netnografia (ou etnografia virtual) – perspectiva que nos baseamos para propormos um passo a passo metodológico. Em relação à notícia, buscamos uma concepção aberta que apreenda tanto seu caráter de ritualidade cotidiana quanto como forma de conhecimento da realidade. Por fim, acreditamos que a aplicação do método pode gerar resultados que sirvam de base para outras pesquisas voltadas ao estudo da crise do jornalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Lobo Pismel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
    Jornalista formado em 2013 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrando
    do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde
    pesquisa interfaces entre jornalismo e comunicação popular. E-mail para contato:
    matheuslobopismel@gmail.com.
  • Sérgio Luiz Gadini
    Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG. Realiza pesquisas sobre produção jornalística, com ênfase no campo cultural e representações de mídia e política. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). E-mail para contato: sergiogadini@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2017-03-13

Como Citar

Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp. (2017). Revista Alterjor, 15(1), 119-134. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632