Eixos Teóricos Para se Pensar os Novos Coletivos de Jornalismo

Autores

  • Antenor Ferreira Mendes Neto Centro Universitário - FIAMFAAM

Palavras-chave:

Jornalismo, Coletivos, Trabalho, Comunicação

Resumo

A partir das mudanças no mundo do trabalho, marcadas pelo surgimento e difusão das novas tecnologias, a atividade jornalística sofreu uma série de transformações. Os coletivos de jornalismo despontam como uma das manifestações decorrentes dessa reestruturação. Este artigo é um esforço teórico acerca desses arranjos comunicacionais, analisando-os a partir de quatro eixos: eixo da atividade humana, buscando entender o trabalho para além da noção de emprego; comunicacional, pensando sobre relações e laços criados nesses espaços, com ênfase nas “práticas linguageiras”; identitário, lançando um olhar sobre os sujeitos envolvidos e o papel da sua identidade na construção de novos sentidos para o trabalho jornalístico; e o eixo produtivo, discutindo a importância da tecnologia nesse cenário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antenor Ferreira Mendes Neto, Centro Universitário - FIAMFAAM
    Mestrando do programa de pós-graduação em Jornalismo do Centro Universitário FIAMFAAM. Membro do grupo de pesquisa "Jornalismo, Mercado de Trabalho e Outras Linguagens", da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-03-13

Como Citar

Eixos Teóricos Para se Pensar os Novos Coletivos de Jornalismo. (2017). Revista Alterjor, 15(1), 59-75. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/127504