Linha editorial no jornalismo brasileiro: conceito, gênese e contradições entre a teoria e a prática

Autores

  • Patrícia Sheila Monteiro Paixão Marcos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Jornalismo. Linha editorial. Objetividade. Folha de S.Paulo

Resumo

O artigo discute o conceito de linha editorial no jornalismo brasileiro, aponta o início da explicitação das linhas editoriais ao público e debate o distanciamento entre a objetividade apregoada nas linhas editoriais e a prática da imprensa, a partir do estudo de caso da linha editorial da Folha de S.Paulo. Para levantamento dos dados e análise, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio de obras que discutem o conceito e a gênese da linha editorial na nossa imprensa e suas contradições, e entrevistas com pesquisadores que já se debruçaram sobre o assunto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Sheila Monteiro Paixão Marcos, Universidade de São Paulo
    Doutoranda pelo Programa de Integração em América Latina (PROLAM/USP) e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Jornalista e professora do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

2018-01-15

Como Citar

Linha editorial no jornalismo brasileiro: conceito, gênese e contradições entre a teoria e a prática. (2018). Revista Alterjor, 17(1), 90-108. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/137224