A regulação dos meios de comunicação no discurso dos jornais

Autores

  • Camilo Morano Vannuchi Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP)

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, análise de discurso, direito à comunicação, marco regulatório dos meios de comunicação, regulação da mídia

Resumo

Neste artigo, investigamos de que maneira o tema da regulação da mídia tem sido abordado por parte significativa da imprensa brasileira, sobretudo no que diz respeito à proposta de elaboração de um novo marco regulatório dos meios de comunicação. Com este objetivo, aplicamos técnicas de análise de conteúdo e de análise do discurso a um conjunto de textos publicados ao longo de dez anos nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo e que contivessem uma ou mais das seguintes expressões: marco regulatório (associada à presença do termo mídia ou do termo comunicação no mesmo texto), regulação da mídia, controle da mídia e democratização da mídia. Como resultado, pudemos comprovar a hipótese de que existe um posicionamento editorial, consolidado nesses veículos, de repúdio à regulação dos meios. 

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Biografia do Autor

  • Camilo Morano Vannuchi, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP)
    Jornalista e escritor, é mestre e doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP), no qual desenvolve pesquisa sobre direito à comunicação e diretrizes para um marco regulatório dos meios no Brasil. Integra o Grupo de Estudos Jornalismo, Direito e Liberdade, vinculado à ECA e ao Instituto de Estudos Avançados da USP. Bolsista Capes.

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

A regulação dos meios de comunicação no discurso dos jornais. (2018). Revista Alterjor, 17(1), 21-38. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/137227