Jornalista especializado em esportes: Uma discussão sobre a formação contínua do profissional

Autores

  • Marcelo Cardoso Universidade Anhembi-Morumbi

Palavras-chave:

Esporte, Formação do Jornalista Esportivo, Interesse Público, Pós-Graduação.

Resumo

O objetivo do artigo é promover reflexão a respeito da formação do jornalista esportivo e apresentar conceitos que devem permear a cobertura jornalística de jogos, lutas, corridas e competições ligadas ao esporte. Os media enxergam em demasia o esporte pela performance e com poucas abordagens ao aspecto formador do cidadão. A pergunta-problema se relaciona à formação desejável do jornalista esportivo, ao que lhe é ensinado e à contribuição para o exercício de um jornalismo cidadão e de interesse público. A hipótese defende necessidade de formação mais transdisciplinar do jornalista para atuar com as complexas interfaces entre jornalismo e esporte como os campos do lazer, da saúde e da educação e, assim, contribuir para melhorar a vida do cidadão. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Cardoso, Universidade Anhembi-Morumbi

    Docente do curso de Pós-Graduação da Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo. É mestre em Comunicação e membro dos grupos de pesquisa: Comunicação e Cultura do Ouvir, Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor) e participa do grupo de pesquisa Comunicação e Esporte (Intercom). Trabalhou como jornalista em veículos como O Estado de S. Paulo e Rádios América, Bandeirantes, Capital e Eldorado, em São Paulo.  Contato: cardoso_marcelo@uol.com.br.

     

Downloads

Publicado

2018-01-15

Como Citar

Jornalista especializado em esportes: Uma discussão sobre a formação contínua do profissional. (2018). Revista Alterjor, 17(1), 39-54. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/137365