“A cor da pele pesa”: diálogos sobre corpos que pesam

Autores

  • Ana Clara Gomes Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

processos comunicativos, corpo negro, racismo, identidade, negritude.

Resumo

O peso do corpo negro é afirmado por dois jovens que se autodeclaram pretos. A partir disso e junto aos corpos que pesam referenciados por Judith Butler, propomos, nesse artigo, relações entre corpo, raça e identidades. Se a cor da pele é preponderante para marcar hierarquizações sociorraciais, o corpo é um lugar marcado pelo discurso, protagonista dos processos comunicativos e de onde, também, podemos nos comunicar. Ele evidencia materialidades que apontam identidades. É por ele também que performamos. O corpo negro nos permite incorporar, pelo poder do discurso reiterativo, processos de branqueamento ou o movimento contrário, de afirmação da negritude.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Clara Gomes Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania e graduada em Jornalismo pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2018-01-15

Como Citar

“A cor da pele pesa”: diálogos sobre corpos que pesam. (2018). Revista Alterjor, 17(1), 207-238. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/137729