Os caminhos da divulgação científica de automobilismo nas revistas brasileiras

Autores

  • Sergio Robinson Quintanilha

Palavras-chave:

Divulgação Científica. Jornalismo Especializado. Jornalismo Esportivo. Automobilismo. Fórmula 1.

Resumo

O artigo mostra como a popularização dos pilotos de Fórmula 1 afastou o automobilismo das revistas de carro. Ao migrar quase exclusivamente para o Jornalismo Esportivo, o automobilismo provocou uma ruptura dentro do jornalismo especializado. O autor relembra a comoção do público e da mídia por ocasião da morte de Ayrton Senna, coloca os mitos comunicacionais em contraposição à força das máquinas velozes e comenta o papel das revistas especializadas na divulgação científica de automobilismo. O método utilizado foi a análise de várias reportagens feitas nas revistas especializados em carros, desde 1970, por jornalistas automotivos e pilotos profissionais. A pesquisa considerou os aspectos técnicos abordados e a clareza das informações para o público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Robinson Quintanilha
    Professor Mestre de Jornalismo formado pela Faculdade Cásper Líbero. Aluno especial do Doutorado da ECA-USP. Jornalista especializado em esportes e automóveis.

Downloads

Publicado

2018-01-15

Como Citar

Os caminhos da divulgação científica de automobilismo nas revistas brasileiras. (2018). Revista Alterjor, 17(1), 109-125. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/138446