Futebol, comunicação e ideologia: uma protesto da torcida organizada da Fiel na “imprensa alternativa” e na “imprensa tradicional”

Autores

  • Felipe Tavares Paes Lopes Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

Futebol, Comunicação, Ideologia, Torcidas Organizadas, Poder.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como um protesto da torcida Gaviões da Fiel foi simbolicamente construído em uma matéria da Mídia Ninja e em uma da Rede Globo e como essas construções simbólicas se entrecruzam com relações de dominação. Para responder a esse objetivo, apoiei-me nos conceitos de ideologia de John B. Thompson e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Entre outras coisas, concluí que a matéria da Rede Globo é potencialmente ideológica na medida em que reforça o estigma de violência posto sobre as torcidas organizadas. Já a da Mídia Ninja é potencialmente crítica na medida em que realça a opressão sofrida por essas torcidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Tavares Paes Lopes, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba
    Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2001), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade de São Paulo (2012). Realizou estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha -, no departamento de Meios, Comunicação e Cultura (2011), e estágios de pesquisa na Universidade de Buenos Aires - Argentina (2013) - e na Universidade de Bielefeld - Alemanha (2014). Além disto, fez pós-doutorado na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (2014) e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (2017). Atualmente, é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. 

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

Futebol, comunicação e ideologia: uma protesto da torcida organizada da Fiel na “imprensa alternativa” e na “imprensa tradicional”. (2018). Revista Alterjor, 18(2), 137-151. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/143888