Performance no gramado, poética no texto: A crônica e o conto de futebol como jornalismo esportivo alternativo

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Jornalismo Esportivo, futebol, poética, crônica, conto

Resumo

O presente artigo deseja analisar o uso da crônica e do conto de futebol como forma alternativa de jornalismo esportivo. O artigo se estrutura em duas partes. A primeira explica o processo que permite transformar a performance esportiva do futebol em forma poética textual da crônica e do conto. A segunda descreve a importância e a presença histórica desses gêneros textuais na imprensa esportiva brasileira do início até a Copa do Mundo de 2018, bem como a descrição de dois projetos autorais: (1) a série de livros “Microcontos de Futebol” sobre as Copas do Mundo de futebol; e (2) o webdocumentário “Triângulo do Futebol”, apoiado enquanto projeto de pesquisa da Fapemig, sobre a história futebolística no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade Federal de Uberlândia
Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Publicado
2018-07-06
Como Citar
Venancio, R. (2018). Performance no gramado, poética no texto: A crônica e o conto de futebol como jornalismo esportivo alternativo. Revista Alterjor, 18(2), 02-27. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/147465