Rádios livres sorocabanas:

um estudo de caso sobre a rádio Voyage

Autores

  • Felipe Parra Alves de Oliveira UNISO

Palavras-chave:

Comunicação, Rádios livres sorocabanas, Rádio Voyage, Rádio Centauros 2001

Resumo

Este texto apresenta as primeiras impressões acerca das rádios livres sorocabanas. Especificamente, tenta-se realizar um estudo de caso sobre a rádio Voyage da cidade de Sorocaba com o objetivo de averiguar a razão de ser da emissora e os posicionamentos políticos de seu realizador. Nesse sentido, a pesquisa se baseia em uma entrevista realizada com o Dr. Claudio José Dias Batista, fundador da rádio livre Voyage e integrante do movimento das rádios livres sorocabanas. A descrição e discussão de sujeitos, objetos e contextos relatados na entrevista auxiliam no resgate de dados acerca da temática. Justifica-se o estudo ao constatar que há poucas informações para produzir um panorama acerca desses meios alternativos de comunicação. As resultantes mostram que o propósito da rádio Voyage estava atrelado ao direito de livre expressão por meio das ondas eletromagnéticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Parra Alves de Oliveira, UNISO

    Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ Mídia, Cidade e Práticas Sociais (MidCid), onde as atividades se desenvolvem apoiadas na visão multidisciplinar com o intuito de produzir e divulgar conhecimentos relevantes na contemporaneidade. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ em Mídias Contemporâneas (MIDCON_), o qual objetiva investigar as mídias contemporâneas e seus aspectos identitários, econômicos, socioculturais e/ou políticos, ao enfocar vertentes como o consumo midiático, a diversidade sexual/cultural, as tecnologias emergentes e as experimentações poéticas. Como artista visual trabalha na área de design gráfico, vídeo e animação sobre as complexidades contemporâneas.

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

Rádios livres sorocabanas:: um estudo de caso sobre a rádio Voyage. (2019). Revista Alterjor, 19(1), 177-195. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/149076