Atílio Avancini:

para pensar o ensino do fotojornalismo

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa acadêmica, Entrevista, Fotojornalismo

Resumo

O ensino do fotojornalismo evidencia a constante necessidade de alinhamento entre teoria e prática, exigindo que a produção fotográfica esteja amparada pela reflexão. Tal consideração, se somada ao fato de que sua tradição tem um forte traço humanista, revela que o fotojornalismo é uma atividade profissional baseada na sensibilidade em relação ao outro e ao mundo. Nesta entrevista, Atílio Avancini, fotógrafo e professor do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, aborda aspectos sobre o ensino na área, além de refletir sobre a convergência entre os seus trabalhos fotográficos autorais e sua dedicação à docência e pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wagner Souza e Silva, Universidade de São Paulo
    Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

Souza e Silva, W. (2019). Atílio Avancini:: para pensar o ensino do fotojornalismo. Revista Alterjor, 19(1), 59-68. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/152582