O custo da notícia: as relações de trabalho e estabilidade financeira dos coletivos de jornalismo da periferia de São Paulo

Autores

  • Caroline Pasternack Pereira dos Santos Centro Universitário Faculdades Integradas Alcântara Machado/Faculdades de Artes Alcântara Machado

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p39-58

Palavras-chave:

Jornalismo alternativo, Relações de trabalho, Estabilidade financeira, Periferia, Jornalismo de periferia

Resumo

O artigo a seguir busca entender como acontecem as relações de trabalho e o financiamento entre os coletivos de jornalismo alternativo e seus colaboradores. O recorte da pesquisa são coletivos da periferia de São Paulo. Para procurar encontrar dados que nos auxiliem a responder e debater o assunto, escolhemos a Agência Mural, que cobre o cotidiano das periferias da capital paulista e da região metropolitana. Buscamos, através de entrevistas com alguns integrantes, entender como acontece essas relações de trabalho e como está a estabilidade e saúde financeira desses veículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Pasternack Pereira dos Santos, Centro Universitário Faculdades Integradas Alcântara Machado/Faculdades de Artes Alcântara Machado

Mestra em jornalismo pelo Mestrado Profissional de Jornalismo do FIAM FAAM – Centro Universitário com a pesquisa sobre jornalismo feito pela periferia. Também atuou como colaboradora no coletivo Agência Mural.

Referências

AGÊNCIA MURAL. Sobre. < https://www.agenciamural.org.br/>

AGÊNCIA PÚBLICA. Mapa do jornalismo independente. 2016 < https://apublica.org/mapa-do-jornalismo/>

ASSIS et. al. Autonomia, ativismo e colaboração: contribuições para o debate sobre a mídia independente contemporânea. Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo. Ponta Grossa, vol. 4, n.1, p.3 - 20, Jan/Jun 2017.

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC vol. 2, nº, janeiro-julho/2005, p. 68-80.

CARVALHO, G. BRONOSKY, Marcelo. Jornalismo alternativo no Brasil: do impresso ao digital. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo. Vol. 4, no 1, 2017, p. 21 a 29.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Editora UFPR.

FIGARO, Roseli (Org.). As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho dos jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. São Paulo: ECA-USP, Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho, 2018.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5a edição. Petrópolis: Vozes, 1997.

INFANTE, Maisa. Aqui, a periferia é o centro do negócio: como a Agência Mural evoluiu de blog para agência de notícias. Disponível em: https://www.projetodraft.com/aqui-a-periferia-e-o-centro-do-negocio-como-a-agencia-mural-evoluiu-de-blog-para-agencia-de-noticias/. Acesso em: 25/10/2020.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários. Nos tempos da imprensa alternativa. 2 ed., revista e ampliada, São Paulo: Edusp: 2001.

LOUREIRO, Eliana Regina Lopes; CASADEI, Eliza Bachega. "Isso a Globo não mostra": dimensões afetivas das notícias falsas no debate sobre o descrédito da imprensa tradicional. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA - COMPOLÍTICA, 8, 2019, Brasília. Anais do 8o Compolítica. Brasília: Compolítica, 2019. Disponível em: http://ctpol.unb.br/compolitica2019/GT4/gt4_Loureiro_Casadei.pdf. Acesso em 6 out. 2019.

MICK, J.; LIMA, S. Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Disponível em: https://perfildojornalista.ufsc.br/files/2013/04/Perfil-do-jornalista-brasileiro-Sintese.pdf

NONATO, Cláudia. Da redação aos blogs: a busca por novos arranjos econômicos e alternativas ao trabalho jornalístico. Revista Famecos – Mídia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 1-21, jan./abr. 2018.

SANTOS, Pedro Lucas Oliveira. Imprensa Alternativa: discutindo o conceito. Revista ALTERJOR, São Paulo, ano 04, vol. 02, edição 08, julho-dezembro de 2013.

SILVA, Geilson dos Santos. Formas de financiamento e sustentabilidade do jornalismo alternativo no ambiente digital: as experiências da Agência Mural e da Marco Zero. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Comunicação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Como Citar

Santos, C. P. P. dos. (2021). O custo da notícia: as relações de trabalho e estabilidade financeira dos coletivos de jornalismo da periferia de São Paulo. Revista Alterjor, 23(1), 39-58. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p39-58