Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico

Autores

  • Josianne Diniz Gonçalves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p144-168

Palavras-chave:

Cinema, Cinema brasileiro, Periferia

Resumo

O cinema entendido como um meio de comunicação capaz de subverter ou consolidar imaginários é ainda mais desafiador quando realizado em ambientes periféricos. Este artigo propõe uma reflexão analítica sobre os conceitos existentes sobre cinema periférico. Com eixos de articulação teórica, revisita diferentes perspectivas, tais como: cinema de bordas, cinema de periferia e cinema sobre periferia. Aborda algumas problemáticas específicas e relacionadas ao que compreendemos como cinema periférico, as quais perpassam o hiperrealismo, a autorrepresentação e os meios de produção audiovisuais. Metodologicamente, subsidiado pela revisão de literatura e amparado pela técnica do ensaio, o trabalho exercita a elaboração de um conceito próprio de cinema periférico, dialogando com as várias compreensões abordadas ao longo da pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Josianne Diniz Gonçalves, Universidade de Brasília

    Mestranda em Comunicação na Linha Imagem, Som e Escrita pela Universidade de Brasília (UNB), Graduanda em Comunicação Social em Audiovisual pela Universidade de Brasília (UNB). Atua nas áreas de Cinema Brasileiro, Teoria Estética do Cinema, História do Cinema, Cinema e Cultura, Teorias da Comunicação e Metodologia de Pesquisa em Comunicação. Pesquisa acadêmica voltada para o cinema brasileiro e suas relações entre identidade, imaginário, representação, análise da história a partir do cinema. Membro do Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora, NEPLIS, grupo vinculado ao Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB). Bolsista do Projeto de Extensão Acadêmica "Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais". 

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Publicado

2021-02-03

Como Citar

Hiper-realismo, autorrepresentação e meios de produção: um ensaio de conceituação do cinema periférico. (2021). Revista Alterjor, 23(1), 144-168. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p144-168