ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e a comunicação: o tripé da sustentabilidade aplicado às organizações globalizadas

Autores

  • Edwaldo Costa Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes https://orcid.org/0000-0002-3416-3815
  • Nataly Bueno Ferezin Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p79-95

Palavras-chave:

Organizações, Globalização, Sustentabilidade, Comunicação Organizacional

Resumo

Este artigo tem por finalidade discutir o tripé da sustentabilidade ocupando um lugar de destaque nas organizações, ao levar em consideração os três pilares que o sustentam, sendo o ambiental, o social e a governança corporativa. Para isso, o objetivo é apresentar a notória importância da comunicação na gestão da sustentabilidade, dentro das organizações contemporâneas, inseridas na lógica do capital e da sociedade global. Este estudo é um recorte da realidade, e a pesquisa se justifica pelos fatos apresentados e pela importância das informações obtidas por meio de diversos estudos. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica qualitativa, e na conclusão da análise verificou- se como é promissor trabalhar o ESG alinhado à comunicação organizacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edwaldo Costa, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Pós-Doutorando Departamento: Jornalismo e Editoração da USP. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP).

  • Nataly Bueno Ferezin, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Referências

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.

BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2007.

CANCLINI, N. G.. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização - 7a edição - Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.

CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Guia da Comunicação e da Sustentabilidade. 2010. Disponível em http://www.communita.com.br/assets/23_guia-de-comunicacao-e- sustentabilidade_cebds.pdf Acessado em 10 junho 2021.

DOWBOR, L.; IANNI, O. RESENDE, P. E. A. (Org.) Desafios da globalização. – 4a edição – Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: MAKRON Books Ltda, 2001. FORTES, W. G. Relações públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias - 2a edição revisada e ampliada - São Paulo: Summus, 2003.

IANNI, Octávio. Teorias da globalização. - 9a edição - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

KUNSCH, M. M. K; OLIVEIRA, I. L. (Org.) A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009.

MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006.

MORIN, E. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de janeiro: Garamond, 2000.

MORIN, E. A terra como pátria. In: MANCINI, R. et al. (Org.) Éticas da mundialidade: o nascimento de uma consciência planetária. São Paulo: Paulinas, 2000.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. - 4a edição - Rio de Janeiro: Record, 2000.

WHITAKER, D. C. A.; BEZZON, L. A. C. A cultura e o ecossistema: reflexões a partir de um diálogo. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e a comunicação: o tripé da sustentabilidade aplicado às organizações globalizadas. (2021). Revista Alterjor, 24(2), 79-95. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p79-95