ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e a comunicação: o tripé da sustentabilidade aplicado às organizações globalizadas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p79-95Palavras-chave:
Organizações, Globalização, Sustentabilidade, Comunicação OrganizacionalResumo
Este artigo tem por finalidade discutir o tripé da sustentabilidade ocupando um lugar de destaque nas organizações, ao levar em consideração os três pilares que o sustentam, sendo o ambiental, o social e a governança corporativa. Para isso, o objetivo é apresentar a notória importância da comunicação na gestão da sustentabilidade, dentro das organizações contemporâneas, inseridas na lógica do capital e da sociedade global. Este estudo é um recorte da realidade, e a pesquisa se justifica pelos fatos apresentados e pela importância das informações obtidas por meio de diversos estudos. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica qualitativa, e na conclusão da análise verificou- se como é promissor trabalhar o ESG alinhado à comunicação organizacional.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.
BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2007.
CANCLINI, N. G.. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização - 7a edição - Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.
CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Guia da Comunicação e da Sustentabilidade. 2010. Disponível em http://www.communita.com.br/assets/23_guia-de-comunicacao-e- sustentabilidade_cebds.pdf Acessado em 10 junho 2021.
DOWBOR, L.; IANNI, O. RESENDE, P. E. A. (Org.) Desafios da globalização. – 4a edição – Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: MAKRON Books Ltda, 2001. FORTES, W. G. Relações públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias - 2a edição revisada e ampliada - São Paulo: Summus, 2003.
IANNI, Octávio. Teorias da globalização. - 9a edição - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
KUNSCH, M. M. K; OLIVEIRA, I. L. (Org.) A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009.
MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006.
MORIN, E. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de janeiro: Garamond, 2000.
MORIN, E. A terra como pátria. In: MANCINI, R. et al. (Org.) Éticas da mundialidade: o nascimento de uma consciência planetária. São Paulo: Paulinas, 2000.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. - 4a edição - Rio de Janeiro: Record, 2000.
WHITAKER, D. C. A.; BEZZON, L. A. C. A cultura e o ecossistema: reflexões a partir de um diálogo. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edwaldo Costa, Nataly Bueno Ferezin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0