O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha

Autores

  • Daniela Pires de Camargos Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Liana Vidigal Rocha Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55

Palavras-chave:

Novas formas de financiamento, Webjornalismo, Modelos de negócio, Conteúdo patrocinado

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o branded content do Estúdio Folha, como um modelo de negócio do grupo Folha de S. Paulo. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos. As categorias de análise consideradas foram: princípios jornalísticos; critérios de noticiabilidade; linguagem jornalística; técnicas de construção textual e estrutura do produto. Identificou-se que o Estúdio utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa do jornalismo para dar visibilidade às marcas e também se apropria do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado, além de não ser transparente sobre o redator dos conteúdos. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa das marcas, cabendo ao veículo apenas comercializar o espaço de divulgação e que o material venha assinado pelo jornalista ou a assessoria que o produziu.

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Biografia do Autor

  • Daniela Pires de Camargos Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade - PPGCom pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

  • Liana Vidigal Rocha, Universidade Federal do Tocantins

    Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestrado (2001), doutorado (2006) e Pós-doutorado (2017) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora-adjunta, na Universidade Federal do Tocantins, professora do mestrado em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT) e líder do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (CNPq).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha. (2021). Revista Alterjor, 24(2), 33-55. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55